Tupanciretã Promove o 2º Seminário Regional de Educação Fiscal e NFG

Tupanciretã sediou no dia 6 de novembro o II Seminário Regional de Educação Fiscal e NFG. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, reuniu autoridades, educadores, estudantes e a comunidade em geral, sob o tema central: "Cidadania Fiscal: um elo para o progresso do município".

A programação, iniciou-se pela manhã, com o credenciamento e um café de boas-vindas às 08h30, seguido da Abertura Oficial. O ciclo de palestras teve início abordando o tema "Transparência Pública", ministrada por Sandro Trecastro Bergue, Auditor externo do TCE RS. Em sequencia, foi abordado sobre "Os impactos da reforma tributária para os municípios", pelo Consultor da Essencial Assessoria, Marcelito Antonio Machado.

No período da tarde, as atividades recomeçaram às 13h30 com a palestra "Educação Fiscal em Sala de Aula", apresentada pelo Auditor da SEFAZ Amilton Balbino Anacleto. Posteriormente, o grupo de Educação Fiscal do Município explanou sobre suas atividade e professores da rede municipal de ensino demonstraram o como estão abordando o tema no dia a dia da sala de aula.

Encerrando o evento, aconteceu a explanação sobre o DIEF - Desafio Intermunicipal de Educação Fiscal, versando sobre seu surgimento e parcerias, valorizando os melhores trabalhos de cada módulo e realizando a Entrega das Premiações às equipes vencedoras. Destaca-se que o DIEF contou com a participação de 13 equipes de 8 municípios, sendo que a equipe da escola Cívico Militar classificada em 2 lugar.

O evento deixou um saldo positivo de aprendizado e a reafirmação do compromisso da região com a conscientização sobre a importância da função socioeconômica do tributo e do exercício pleno da cidadania.

O sucesso do II Seminário Regional de Educação Fiscal e NFG demonstra a relevância de discutir e promover a educação fiscal como uma ferramenta essencial para a transparência e o desenvolvimento sustentável dos municípios.