DIEF continua com ações que fortalecem a cidadania e o engajamento nas comunidades

O Desafio Intermunicipal de Educação Fiscal (DIEF) concluiu o primeiro módulo com excelentes resultados e grande envolvimento entre alunos e professores. A etapa teve como tema central “Direitos e Ações Cidadãs” e foi marcada por uma aula síncrona e atividades práticas que fomentaram reflexões sobre cidadania, solidariedade e responsabilidade fiscal.

A atividade prática proposta neste módulo consistiu em investigar e apresentar boas práticas desenvolvidas nos municípios participantes. Entre as iniciativas destacadas estão a arrecadação de tampinhas para criação de hortas escolares, o Sopão Solidário, o Programa Recicle Bem, o Pila Verde e Pila Azul, coletas de lixo tecnológico, além de outras ações voltadas à sustentabilidade, inclusão social e cuidado com animais.

O módulo também desafiou os alunos a estimular o aumento de cadastros no Programa Nota Fiscal Gaúcha, reforçando a importância da participação cidadã e da transparência na arrecadação de tributos.

Professores participantes destacam o entusiasmo e a participação ativa dos alunos, que demonstram grande interesse pelos temas e valorização das atividades propostas pela equipe do DIEF. As ações mostram que a educação fiscal vai muito além de conceitos teóricos — ela forma cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem público.

 "Estou muito feliz por participar desse desafio junto a minha escola. Meus alunos estão muito empolgados, pois além de aprenderem mais sobre Educação Fiscal, eles estão felizes com essa metodologia que envolve as mídias: construir vlogs, fazer paródias, confeccionar panfletos e tantas outras atividades que foram realizadas." relatou 
a professora Mônica, coordenadora da equipe de Caçapava do Sul.

O DIEF, criado pelos Municípios de Lavras do Sul e Tupanciretã, conta com o apoio do Programa de Educação Fiscal – RS e das empresas Eficax Consultancy, Essencial Assessoria, Buscar Assessoria e Masper Assessoria, que acreditam no poder da educação fiscal como instrumento de transformação social.

O desafio segue avançando com novas etapas e ações, reforçando a ideia de que educar para a cidadania é transformar realidades.