2º Seminário de Educação Fiscal de Viamão reúne cerca de 150 participantes, promovendo debate sobre cidadania e função social dos tributos

No dia 17 de junho de 2025, o Complexo Ana Jobim – Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Viamão, foi palco do 2º Seminário de Educação Fiscal do Município, evento que reuniu alunos, educadores, autoridades, especialistas e artistas para discutir a importância da função social dos tributos, a participação da sociedade na fiscalização dos gastos públicos e o compartilhamento de boas práticas pedagógicas, no âmbito da Educação Fiscal.

Com um público diverso, o seminário teve como objetivo central, promover a conscientização cidadã sobre temas fundamentais para o exercício da democracia e da transparência na gestão pública. A programação contou com palestras, apresentações culturais e momentos de troca de experiências entre os profissionais da educação do município.

Um dos destaques do evento foi a "Palestra Cantada" de Rodrigo Munari, artista com mais de 30 anos de carreira, que trouxe ao público o projeto “Sapiência e Enrolado”, desenvolvido em parceria com o Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul. Com uma proposta inovadora, que une música, filosofia e educação, o projeto já impactou cerca de 30 mil alunos em 20 municípios e, devido ao sucesso, foi expandido para mais 50 municípios gaúchos em 2025. 

A programação também contou com a presença de Maria Regina Paiva Duarte, vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal (IJF), que abordou a “Função Social do Tributo, e do Auditor-Fiscal da Receita Estadual (AFRE) João Carlos Loebens, que falou sobre "Educação Fiscal e Convívio Harmônico", destacando a importância de formar cidadãos conscientes e participativos desde a infância. Outro momento marcante foi a apresentação do Grupo de Educação Fiscal de Viamão, que trouxe à tona experiências desenvolvidas na área da Educação com a palestra “Educação Fiscal na Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial – Construções Coletivas, Experiências e Boas Práticas”, grupo composto por servidores da Secretaria Municipal de Educação – Carine Capellari, Djênifer Oliveira, Daiane Rocha, Silvia Castilhos, Sandrali Teló, Jaciara Rodrigues e Maiara Rocha – e da Secretaria da Fazenda – Ana Paula Viegas, Cláudia Fajardo e Fransuá Krombauer. 

O seminário também promoveu a partilha de boas práticas pedagógicas com a participação da coordenadora Karen Juliana Silva, que apresentou experiências da EMEF Dr. Glênio Peres, com foco nos Anos Iniciais, e da professora e diretora Paola Costa, da EMEI Valdir Jorge Elias, que compartilhou ações desenvolvidas na Educação Infantil.

O evento reafirmou o compromisso do município de Viamão, em implementar e trabalhar a Educação Fiscal nas escolas da rede de ensino municipal, de forma responsável e consciente, valorizando o papel e a força da Educação, na construção do conhecimento e de promoção da cidadania ativa dos nossos estudantes.

Fonte: Prefeitura Municipal