Mais de 700 crianças de 20 escolas públicas de Canoas participaram de uma atividade especial voltada à educação cidadã que ocorreu no dia 10 de abril. A ação integra o programa STF na Escola, promovido pelo Supremo Tribunal Federal, e teve como objetivo aproximar os estudantes dos valores democráticos e da Constituição Federal com uma abordagem descontraída e educativa
O encontro aconteceu na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e contou com a presença da ouvidora do STF, juíza Flávia Martins de Carvalho, que conduziu as palestras. Com o apoio da Associação dos Funcionários de Carreiras Típicas de Estado do Município de Canoas (Aftec)e das Secretarias Municipais da Fazenda e da Educação, o evento destacou a importância do conhecimento constitucional desde os primeiros anos escolares.
Durante a atividade, os alunos assistiram a apresentações que abordaram temas como direitos fundamentais, cidadania, organização dos Poderes e o papel do STF, tudo em linguagem acessível ao público infantil. Um dos pontos altos foi a exibição da animação educativa "Uma Aventura com a Constituição", desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A produção acompanha um grupo de crianças que, guiadas pela Constituição e pela deusa da Justiça, Têmis, aprendem como colaborar para um Brasil mais justo e consciente.
A iniciativa teve grande repercussão, que através de uma linguagem acessível ao público infantil, encantou crianças e professores participantes. Emily Maciel, de 10 anos, aluna da EMEF Assis Brasil, ficou entusiasmada com o material distribuído durante a palestra: “Eu achei legal. Vou botar na minha coleção de livros”. Já a professora Ana Paula dos Anjos, da EMEI Gilda Schiavon, ressaltou o impacto positivo da ação: “É bom porque eles se sentem importantes. Estão se sentindo adultos”.
Canoas, que no ano passado enfrentou uma das maiores enchentes de sua história, foi escolhida para receber o projeto também por seu simbolismo. Para a juíza Flávia Martins, a atividade teve um significado ainda mais profundo. “É uma alegria para mim muito grande estar numa cidade que sofreu tanto com as chuvas e saber que aqui as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer os seus direitos e de sonhar com um futuro melhor”, afirmou.
Com ações como essa, o programa STF na Escola segue fortalecendo sua missão de levar educação democrática a estudantes de todo o Brasil. Em 2025, já são mais de 1.500 crianças impactadas em estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e agora, o Rio Grande do Sul.