Relatório de Educação Fiscal com ações de 2024 é apresentado durante reunião do grupo nacional

Durante a sua participação online no segundo dia da 21ª Reunião do GT66 - Educação Fiscal e da 90ª do GEF, ocorrida na quinta-feira (30), a equipe da Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios (DRCM) da Receita Estadual apresentou aos colegas do Grupo Nacional o Relatório de Educação Fiscal 2024.

O documento resume todas as ações de Educação Fiscal que foram realizadas no ano passado, totalizando mais de 5 mil gaúchos sensibilizados com capacitação em temas da cidadania fiscal. Ao todo, foram oferecidos 8 cursos em EAD, distribuídos em 20 turmas, e realizados 21 seminários presenciais de educação fiscal em diferentes municípios gaúchos.

No ano a equipe da DRCM/RE passou por dois desafios relevantes: a catástrofe climática das enchentes, com interrupção dos sistemas da Divisão por dois meses, com reflexos nos períodos seguintes; e as eleições municipais, com suspensão das atividades presenciais da Divisão nos municípios por três meses em função da legislação eleitoral. Por conta destas limitações, houve uma diminuição de aproximadamente 40% de pessoas alcançadas pelas ações em relação ao ano anterior.

O grande destaque das ações do ano foi para o projeto “Sapiência e Enrolado”, que está na sua segunda fase. Em 2024, foram 35 municípios recebendo as palestras musicadas, somando 9.305 jovens alcançados presencialmente. O projeto terá sequência em 2025, quando mais 15 municípios serão contemplados ainda no primeiro semestre.

Um vídeo com o resumo do projeto também foi exibido na reunião do Grupo Nacional, com trechos dos eventos e momentos com a participação dos alunos. O vídeo está disponível para acesso no link https://youtu.be/pOXeKU1aI8o

“Compartilhar os resultados de 2024 com os colegas das Secretarias da Fazenda e da Educação de todos estados do país foi um momento muito gratificante, porque além de proporcionar a troca de experiências e aprendizados, também consolidou nossa atuação neste que foi um ano muito desafiador para todos nós gaúchos”, afirmou Décio Rauber, chefe da Seção PIT e representante da Sefaz na reunião.

Para saber mais detalhes do projeto e das ações realizadas no ano de 2024, o Relatório de Educação Fiscal está disponível para download (clique aqui).