O Programa Estadual de Educação Fiscal - Aprendendo a ser cidadão, da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/RS), escolheu Sapiranga como um dos 50 municípios gaúchos a receber o projeto "Sapiência e Enrolado”. O livro, com mesmo título, foi escrito por Rodrigo Munari, que é escritor, músico e filósofo. A palestra musicada é uma forma de aprofundar a história do livro de maneira divertida, despertando a consciência social e fiscal. Participaram da atividade cerca de 350 alunos de 5º ao 9º ano de várias escolas da rede municipal, na manhã da sexta-feira, 8, no Centro de Cultura Lucio Fleck.
No primeiro momento do encontro os alunos receberam o Delegado da Receita Federal de Novo Hamburgo, Alcides Seiju Yano, que falou aos presentes sobre a importância e função dos tributos e também sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha. Em seguida, a turma 521 do CME Érico Veríssimo fez uma encenação teatral inspirada no livro "Sapiência e Enrolado”, que foi trabalhado em sala de aula com todas as turmas presentes. Na sequência, Rodrigo Munari subiu ao palco para a palestra que mescla informação, música e muita interação com os alunos.
A música “Sapiência e Enrolado”, que inspirou o livro, fala de duas cidades, uma com sistema de impostos ativo e organizado e outra em que não há uma legislação fiscal eficiente. A partir deste comparativo os alunos conseguem refletir sobre a importância das tributações para a cidadania. O Grupo de Educação Fiscal Municipal trabalha em todas as escolas com a disseminação desse e de outros projetos. O clipe de “Sapiência e Enrolado” está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=UgxtoDLxgIs
Texto e fotos: Cláudia Silva