Projeto “Sapiência e Enrolado” esteve em 20 municípios gaúchos e reuniu mais de 6 mil alunos nas palestras musicadas

O livro “Sapiência e Enrolado” nasceu da necessidade de desenvolvimento de uma consciência social, fiscal, coletiva e cidadã nas crianças. Organização social, cidadania, solidariedade, tributos e seus benefícios para a melhoria da coletividade são alguns dos assuntos abordados. A história possui uma versão cantada. Baseado nessa música, há um clipe de animação com os personagens do livro, para complementar o aprendizado.

20 municípios de diferentes regiões geográficas do RS receberam a palestra musicada com o cantor, compositor, escritor e filósofo Rodrigo Munari, e exemplares do livro que ficarão nas bibliotecas das escolas, a fim de que a experiência didática possa ser repetida em outras turmas ao longo dos anos.

“Mais do que tudo, esse é um livro sobre cidadania, porque esse conceito de educação fiscal não pode deixar de ser atrelado à palavra cidadania. No final da obra, há uma pergunta para que o aluno possa fazer a si próprio: que tipo de lugar eu quero para mim? Essa é uma possibilidade de instigar o pensamento crítico”, relatou Munari durante sua apresentação no 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal.

Em dois meses, entre as datas de 26 de setembro e 29 de novembro, mais de 6 mil alunos do Ensino Fundamental das cidades de Barra do Quaraí, Brochier, Caçapava do Sul, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Casca, Esmeralda, Gaurama, Gramado Xavier, Guaíba, Guaporé, Humaitá, Jaquirana, Palmares do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago, São Leopoldo, e Vitória das Missões estiveram presentes nas palestras musicadas realizadas pelo projeto.

20 MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

6.071 ALUNOS PRESENTES NAS 20 PALESTRAS MUSICADAS

27.227 ALUNOS IMPACTADOS NO ANO LETIVO DE 2023 (CONFORME DADOS INFORMA-DOS PELAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO)

Assista ao clipe da música

Veja o vídeo de como foi este projeto que percorreu o Estado https://youtu.be/jGTMAGrSBvc