"O Jardim dos Tributos" ganha prêmio na etapa final do 11° Prêmio Nacional de Educação Fiscal em Brasília

A equipe da EMEB Alcy Vargas Cheuiche, de Alegrete, foi premiada na etapa final do 11° Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O evento ocorreu no dia 30 de novembro na Escola Nacional de Administração Pública – Enap, em Brasília.

A escola foi premiada com o 3° lugar na categoria “Escolas”, através do Projeto "O Jardim dos Tributos”, coordenado pela professora e servidora municipal Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte e desenvolvido na EMEB Alcy Vargas Cheuiche.

A festividade reuniu autoridades e representantes de iniciativas premiadas de todo o Brasil, no auditório da Enap, em Brasília. Estiveram presentes a coordenadora do projeto Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, bem como Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil, Márcio Mombach e Giovanni Vaucher, representantes do Programa Municipal de Educação Fiscal.

RESUMO DAS ETAPAS DO PROJETO

O projeto alcançou a pontuação necessária para a classificação final em um dos mais importantes Prêmios de educação no país desde 2012, que busca valorizar projetos com temas a respeito da função social dos tributos, da qualidade dos gastos públicos e do acompanhamento do uso dos recursos.

Ao longo das suas onze edições, quase 3 mil projetos de escolas públicas, universidades, ONG e Prefeituras Municipais já participaram da premiação. Em 2023, a premiação recebeu um total de 253 candidaturas, abrangendo projetos provenientes de escolas públicas, de instituições, matérias de destaque na grande imprensa e inovações sobre tecnologia, representando 20 Estados e o Distrito Federal.

Na categoria “Escola” foram 155 projetos inscritos, sendo que o Estado do Rio Grande Sul teve a maior participação com 59 inscrições.

O projeto “O Jardim dos Tributos" foi desenvolvido com as turmas de educação infantil e anos iniciais da Escola Municipal Alcy Vargas Cheuiche e teve o objetivo de oportunizar o aprendizado sobre os tributos e sua função social de forma lúdica e adequada à Base Nacional Comum Curricular, sendo aprovado na etapa inicial.

A primeira etapa do projeto consistiu na produção da história pela professora Patrícia Albuquerque Bragamonte e das ilustrações pela graduanda em Design de Comunicação Sofia Trevisan Farret, com uma linguagem simplificada e acessível para crianças de 4 a 8 anos e com fins didáticos, buscando preencher a lacuna de material para esta faixa etária na temática idealizada. O livro pode ser acessado gratuitamente a seguir: O Jardim dos Tributos .

Na segunda etapa, no Auditório da Unipampa, foi realizada uma oficina colaborativa com os professores das escolas municipais, estaduais e particulares da rede de ensino de Alegrete, para a elaboração de sequências didáticas na transversalização do material e tema da Educação Fiscal na BNCC. Já a terceira etapa consistiu no trabalho em sala de aula com leitura da história nas turmas de educação infantil e anos iniciais e a realização de sequências didáticas que contemplassem as habilidades propostas na BNCC para cada etapa de ensino na transversalização do tema da Educação Fiscal que está foi estudado, a partir do livro O Jardim dos Tributos.

A quarta etapa aconteceu com a 1ª Mostra de Educação Fiscal na socialização das aprendizagens sobre os tributos e sua função social. A Mostra foi realizada no formato itinerante na Escola Alcy Vargas Cheuiche e no Centro Administrativo, contando com a participação dos alunos que foram os autores dos trabalhos, os professores, equipe diretiva da escola, famílias, servidores da Receita Federal, autoridades do Executivo e do Legislativo, estudantes das escolas municipais e estaduais e comunidade em geral. Nos dias 02 e 03 de outubro, os trabalhos puderam ser apreciados no Palácio Ruy Ramos, das 9h às 13h.

Ainda no mês de outubro, a Mostra esteve na Agência Local da Receita Federal e na Câmara de Vereadores, dando visibilidade aos trabalhos dos alunos na disseminação da temática da Educação Fiscal, sensibilizando educadores, educando, autoridades e toda a comunidade para a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres em relação à sociedade.

No encerramento do Projeto, o livro foi lançado na 42ª Feira do Livro de Alegrete, no dia 18 de outubro.