Ao completar 20 anos, Programa de Educação Fiscal do RS explora a arte como ferramenta de aprendizagem e transformação social

No ano de seu vigésimo aniversário, o Programa de Educação Fiscal do RS inova ao trazer uma abordagem multissensorial, com leitura, música e vídeo, para trabalhar a cidadania fiscal nas salas de aula gaúchas. O projeto começou a se concretizar na última sexta-feira (22), com a contratação do cantor, compositor, escritor e filósofo Rodrigo Munari, que produzirá materiais de apoio para estimular a aprendizagem lúdica do tema.

A iniciativa aposta na arte como ferramenta de ensino e transformação social com a distribuição de 10 mil exemplares do livro “Sapiência e Enrolado”, criado especialmente para abordar a educação fiscal, e também para o fornecimento de um clipe de animação baseado na versão cantada da história e de 20 palestras musicadas.

Ainda em 2023 os kits serão entregues a 20 municípios de diferentes regiões geográficas do RS. A proposta pedagógica consiste em estudar o livro em sala de aula, com leitura e debate, mas extrapola esse ambiente ao oferecer aos alunos a oportunidade de participar de uma apresentação artística, envolvendo a música. Os materiais ficarão nas bibliotecas das escolas, a fim de que a experiência didática possa ser repetida em outras turmas ao longo dos anos.

“Com esta ação estamos buscando atingir e sensibilizar os professores, oferecendo um material complementar para abordar a temática da educação fiscal em sala de aula, mas também alcançar os alunos, proporcionando uma vivência artística e cultural”, explicou o chefe da Seção PIT, Décio Rauber, que atua na Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios da Receita Estadual.

Além de ampliar as possibilidades de discussão da educação fiscal e da cidadania, o projeto ajuda as escolas a superar os déficits de aprendizagem pós-pandêmicos, instrumentalizando professores e alunos para novos formatos de ensino.

Sapiência e Enrolado

O livro “Sapiência e Enrolado” nasceu da necessidade de desenvolvimento de uma consciência social, fiscal, coletiva e cidadã nas crianças. Organização social, cidadania, solidariedade, tributos e seus benefícios para a melhoria da coletividade são alguns dos assuntos abordados.

Na obra, o rio Precioso conta a história de dois povoados que foram se constituindo nas suas margens: Sapiência e Enrolado. Narra os erros e os acertos na construção de um lugar em que as pessoas possam viver bem, de forma justa e equilibrada.

A história possui uma versão cantada. Baseado nessa música, há um clipe de animação com os personagens do livro, para complementar o aprendizado.

Assista ao clipe aqui

Barra do Quaraí, Brochier, Caçapava do Sul, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Casca, Esmeralda, Gaurama, Gramado Xavier, Guaíba, Guaporé, Humaitá, Jaquirana, Palmares do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago, São Leopoldo, e Vitória das Missões são as cidades que vão receber o projeto Sapiência e Enrolado!

Jaquirana será a primeira cidade a receber a palestra musicada, que acontece amanhã (26). Acompanhe no site de Educação Fiscal a expedição deste projeto pelo Rio Grande do Sul!