Prefeitura de Vale Verde promove 2º Seminário de Educação Fiscal

A Administração Municipal de Vale Verde através da Secretaria de Finanças e Educação, promoveu na manhã do dia 28 de junho, o 2º Seminário de Educação Fiscal do município. O evento teve como local o refeitório da Comunidade Evangélica e iniciou com saudação e fala das autoridades e apresentação do mascote da Educação Fiscal, a Coruja de olhos atentos.

As palestras tiveram início com o projeto de Educação Fiscal “Cidadania Fiscal”, desenvolvido com os alunos do 9º ano da EMEF Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde, com a professora Maria Cristina Kaufmann.

Em seguida Jorge Luiz Schroter da empresa Treina Assessoria apresentou o tema: "Incremento de receitas municipais de ICMS”. Na sequência a professora Maria Cristina Kaufmann coordenou a apresentação do projeto “Tributos e Educação Fiscal” desenvolvido com os alunos do 9º ano da escola José de Anchieta, do município de Passo do Sobrado.

Como última programação do seminário, os palestrantes Décio Rauber e Tamara Dentee, servidores da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, e a professora da Univates, Tatiele Kuntz, explanaram sobre: “Tributos Educação Fiscal, Cidadania e o Programa Nota Fiscal Gaúcha”.

Participaram do evento 17 municípios de várias partes do estado, sendo: Vale Verde, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Caibaté, São Martinho da Serra, Ibarama, Mato Leitão, Santa Cruz do Sul, Santa Clara do Sul, Taquari, Cerro Branco, Salvador do Sul, General Câmara, Alvorada, Guaíba, Sapucaia do Sul e São José do Norte.

“Ao mesmo tempo em que parabenizamos a professora e os alunos, destacamos a importância destes trabalhos realizados nas escolas, que vem a contribuir para o desenvolvimento da cidadania e responsabilidade dos envolvidos”, disse o fiscal tributário Luis Carlos da Silva, um dos organizadores do evento.

O prefeito Carlos Gustavo Schuch destacou que foi uma manhã de muita integração, conhecimentos compartilhados e aprendizados. “Todos os 17 municípios presentes puderam atualizar as novas regras sobre a questão tributária e mais especificamente sobre o PIT. Parabenizamos os palestrantes que apresentaram seus cases com muita propriedade e conhecimento. Foi um seminário muito proveitoso”, afirmou o chefe do Executivo.

Participaram do evento o prefeito Carlos Gustavo Schuch; vice-prefeito Ricardo Froemming; presidente da Câmara de Vereadores Elário Rosa da Silva; secretário de Finanças, Indústria e Comércio e Secretário de Administração e Planejamento, Norton Gabriel Stumm e a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo Patrícia Gerhardt.

Crédito: Claudio Froemming
Legenda: 2º Seminário de Educação Fiscal reuniu 17 municípios