Prefeitura de Santa Maria realiza o 9° Seminário Regional e o 3º Nacional de Educação Fiscal

A Educação Fiscal tem por missão conscientizar a sociedade, por meio da escola, da função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da administração pública, tendo em vista o benefício de toda a população. Durante a manhã e a tarde do dia 28 de junho estes foram os assuntos do 9º Seminário Regional e 3º Nacional de Educação Fiscal, realizado pela Prefeitura no Itaimbé Palace Hotel, com participação presencial de servidores e diretores de escolas do Município e online de profissionais de outras cidades do Estado e do país. O prefeito Jorge Pozzobom participou da abertura do evento acompanhado das secretárias de Educação, Lúcia Madruga, e de Finanças, Michele Antonello, e da coordenadora municipal da Educação Fiscal, Luciana Prestes. O vereador Givago Ribeiro representou o Legislativo Municipal.

“Onde tem a palavra educação, nós estamos trabalhando junto. Estamos entregando escolas, arrumando ruas e redes de esgotos em toda a cidade. E a educação fiscal nos ajuda a fazer isso. A arrecadação do município depende desse trabalho, depende do conhecimento das pessoas. Eu agradeço muito as secretarias de educação e finanças, o pessoal da Educação Fiscal, por esse trabalho maravilhoso que hoje é exemplo para outras cidades. Nossas crianças são o futuro, e tenho certeza que num futuro próximo teremos essa cultura do cuidado com os tributos cada vez mais inserida na sociedade”, disse o prefeito.

Segundo Luciana Prestes, o Seminário tem por objetivo promover a formação continuada com o tema transversal e integrador da Educação Fiscal para docentes, discentes de todos os níveis e modalidades de ensino, servidores públicos, instituições privadas, entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino superior, e comunidade em geral.

“O encontro visa sensibilizar os cidadãos quanto à importância da função socioeconômica do tributo, independente da área de atuação, possibilitando aos participantes compreenderem a origem, administração e aplicação dos tributos, incentivando o empreendedorismo e a inovação. Além disso, visa propiciar a todos a reflexão da adequação dos temas colocados em discussão para as áreas de atuação de cada participante”, explica.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, destacou a importância de discutir processos de ensino e integrar ações de educação fiscal.

“É um momento de renovarmos nossas energias no contexto da educação fiscal. São 20 anos desse processo, dessa parceria entre as instituições, a comunidade escolar, fortalecendo essa ideia de transformar a sociedade por meio do conhecimento”, declarou.

O encontro também teve a participação do auditor da Receita Estadual, João Carlos Loebens, do assessor tributário da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Milton Mattana, e de Fábio Salvador, representante da Receita Federal. Participaram profissionais de municípios como Passo Fundo, Viamão, São Gabriel, Itaara, Agudo, Veranópolis, Esmeralda, Garibaldi entre outros.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: João Vilnei/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação