Oficina de Artes e Educação Fiscal "Cidade e as Cores da Arte Indígena" encerra primeiro semestre de 2023 em Roca Sales

O Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFIM) realizou em maio a primeira oficina a ser desenvolvida do ano intitulada oficina de culinária "Confeitando Conceitos - Educação Fiscal aplicada na culinária". Foi ofertada, entre os dias 8 e 11 de maio, com o objetivo de reforçar conceitos relacionados aos tributos, importância da emissão de nota fiscal, solicitação de CPF (programa NFG) e investimento de recursos públicos com a arrecadação de tributos. Já no mês de junho foram realizadas as oficinas "Cidadania e As Cores da Arte Indígena", iniciadas no dia 07 de junho e finalizadas hoje, dia 21.

Cerca de 70 alunos do quinto ano das escolas municipais puderam participar do momento. Estas atividades visam fortalecer o nosso compromisso de cidadãos no sentido de conhecer e valorizar a riqueza cultural desses povos, buscando-se alinhar o tema com a Cidadania e Educação Fiscal.

Durante as oficinas, ministrada pela professora de arte Jéssica Freisleben, os alunos do 5º ano das Escolas Municipais puderam analisar de perto a diversidade de colorações extraídas de pigmentos naturais e, a partir deles, produzir suas próprias tintas (açafrão, argila, cebola, colorau, repolho roxo, etc.), com esse processo aproximar-se e valorizar a cultura indígena. A aplicação da arte foi relacionada aos grafismos indígenas que são uma forma de identificação interna dentro da sua sociedade, além de identificação ética, quando comparada às outras tribos. Algumas características dessa arte são assimetria, formas simples e relacionadas à natureza (peixes, rios, pegadas e pelagens de animais, dentre outras), que serão exploradas na oficina.

Também foi apresentado aos alunos uma explanação teórica e histórica, através de um vídeo elaborado pela professora de história e geografia, estudiosa sobre a cultura indígena, Emili Lappe, discorrendo sobre os povos indígenas e sua importância no contexto cultural brasileiro, enfatizando-se a postura do indígena como cidadão que possui seus direitos assegurados pela Constituição Federal, tais como Saúde, Educação, Infraestrutura e Saneamento Básico. Os serviços públicos oferecidos à população são permitidos através dos tributos pagos por todo indivíduo e, inclusive, pelo próprio indígena.

Esses direitos são garantidos através do retorno de tributos, que se mantém como a principal fonte de manutenção das necessidades desses povos. A simples tarefa de adquirir uma mercadoria no comércio com a emissão da nota fiscal irá garantir que o tributo (impostos) embutido no valor do produto seja revertido em recursos públicos e transferidos para os Estados e Municípios.

O Gefim faz um agradecimento especial às professoras Jéssica Maria Freisleben e Emili Lappe pela dedicação e esmero no trabalho aplicado com os estudantes da rede de ensino municipal, pois sem a colaboração delas as oficinas não teriam o mesmo brilhantismo.

O Grupo agora se prepara para uma segunda rodada de oficinas que ocorrerão no próximo semestre de 2023, no mês de setembro, com foco nas turmas do nono ano das escolas da rede municipal de ensino.

Fonte: Prefeitura municipal