A importância da Educação Fiscal para a formação de cidadãos conscientes e engajados com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa foi o tema central do III Seminário de Educação Fiscal de Brochier

No dia 19 de julho de 2023 o município de Brochier realizou o III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL DE BROCHIER. O evento contou com a participação de 12 municípios da região, reunindo um total de 73 pessoas ao longo do dia, entre professores, servidores fazendários e demais profissionais engajados na Educação Fiscal.

A importância da Educação Fiscal para a formação de cidadãos conscientes e engajados com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa foi o ponto central das discussões. Ao longo do dia, o evento contou com palestras conduzidas por especialistas em suas respectivas áreas, compartilhando conhecimentos valiosos e inspiradores.

Pela manhã, Décio Gardel Goecks Rauber, Auditor-Fiscal da Receita Estadual, abordou o "Novo Programa PIT e Nota Fiscal Gaúcha". Durante a tarde, Décio apontou insights sobre as "Diferenças entre Educação Fiscal e Financeira", instigando os participantes a refletirem sobre o tema.

Tamara Dentee, Técnica Tributária da Receita Estadual, também enriqueceu o evento com sua palestra inspiradora sobre "Projetos de Educação Fiscal". Ela incentivou os participantes a pensar em maneiras de trabalhar a Educação Fiscal de forma transversal em sala de aula e fora dela, estimulando o engajamento de todos os envolvidos.

Pela manhã, as Escolas Municipais de Brochier apresentaram seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula sobre Educação Fiscal, demonstrando o comprometimento com o tema. Durante a tarde, o Grupo Municipal de Educação Fiscal de Taquari compartilhou suas experiências ao longo dos anos com a palestra "Fortalecendo a Cidadania Fiscal nas Escolas Municipais de Taquari". Gislaine David Zamban, de Guaporé, apresentou as atividades desenvolvidas em seu município, destacando as dificuldades enfrentadas, os trabalhos realizados e as premiações recebidas por esse trabalho.

Para encerrar a tarde, as professoras da Emei Sapatinho de Cristal apresentaram o Projeto "Brincar", desenvolvido com sucesso pela escola. Como parte especial deste evento, foi exibido o vídeo gravado por Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, de Alegrete, que compartilhou suas experiências e aprendizados na Educação Fiscal de sua cidade. 

Essa troca de experiências durante todo o evento é fundamental para o crescimento e aprimoramento contínuo nessa jornada, mostrando como o engajamento de todos pode transformar realidades e fortalecer nossa cidadania.

O Grupo de Educação Fiscal de Brochier agradece a todos os participantes, palestrantes, municípios envolvidos e a comunidade de Brochier pelo apoio e dedicação. 

Fonte: Prefeitura de Brochier