Receita Estadual disponibiliza novos materiais pedagógicos para download

A Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios da Receita Estadual está disponibilizando mais um material com o objetivo de auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas. O caderno com jogos de tabuleiro na temática da Educação Fiscal foi desenvolvido e organizado pelas estagiárias da equipe, Laura Chemello e Sofia Farret, com a supervisão pedagógica da Técnica Tributária Giane Maria Zago. “Além de desenvolver várias habilidades, esta modalidade de jogos estimula a interação social, o diálogo e a convivência, pouco alcançados com os jogos eletrônicos”, afirma Giane.

O caderno contém jogo da memória, três quebra-cabeças, dominó, três jogos da velha, e um responde ou passa com 21 perguntas. Todas as figuras dos jogos foram ilustradas à mão livre e retratam bens e serviços públicos financiados pelos tributos. Este projeto pedagógico tem como objetivo instruir os alunos de forma lúdica sobre o funcionamento de nossa sociedade.

O caderno está disponível para download no site de Educação Fiscal e tem 22 páginas. A orientação é de que cada professor avalie qual jogo vai abordar e imprima apenas as páginas correspondentes, não sendo necessário imprimir todas as páginas do caderno, fazendo uso apenas das páginas do jogo que vai usar.

Para fazer o download do caderno, clique aqui.

Conheça os outros materiais pedagógicos disponíveis

Educação Infantil - O caderno “Aprendendo a ser Cidadão – Educação Infantil” está disponível para download gratuito na aba “Materiais Pedagógicos”. “Através de uma ampla diversidade de atividades, como percepção visual, desenho, colorir, ligar os pontos, alfabeto, formas geométricas, cores, jogo dos 7 erros, caça-palavras, quebra-cabeça, jogo da memória, recorte e colagem, buscamos tornar o caderno atrativo aos alunos e despertar o interesse na temática da Educação Fiscal”, afirma Giane, organizadora do material.

Ensino Fundamental 1º e 2º ano – Ainda estão disponíveis versões impressas dos cadernos pedagógicos de educação fiscal “Aprendendo a ser Cidadão” para o 1º e 2º ano do ensino fundamental. Solicitações devem ser enviadas via formulário eletrônico (link).

Ensino Fundamental 3º a 5º ano – Os cadernos "Aprendendo a ser Cidadão" para 3º a 5º ano do ensino fundamental estão disponíveis para download no site de Educação Fiscal na aba "Materiais Pedagógicos“.