Programa de Educação Fiscal do RS completa 20 anos e apresenta a sua nova missão

Hoje estamos celebrando os 20 anos do Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul – PEF/RS, criado oficialmente pela Lei 11.930, de 23 de junho de 2003. É um dia de muita alegria para a equipe e para toda comunidade afeita ao tema.

Há duas décadas um grupo especial de pessoas percebeu a importância da Educação Fiscal e teve uma iniciativa, que resulta nesses 20 anos de profícua atuação com diferentes atores e integrantes da sociedade. Aos fundadores do Programa queremos registrar nosso agradecimento especial nesta data.

Muito foi construído nessa trajetória e a chegada desse momento de festejar os resultados alcançados também serve para dar uma parada, visando avaliar o caminho transcorrido e pensar nos próximos passos a serem dados e até mesmo numa possível renovação.

Para auxiliar nesse processo de avaliação e reflexão, foi elaborada e distribuída uma pesquisa sobre a efetividade das ações de educação fiscal. A partir dessas respostas a equipe da Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios - DRCM ficou reunida por dois dias para definição de valores, visão e missão para o futuro.

A nova missão do PEF/RS é “Ser agente transformador na promoção de uma sociedade livre, justa e solidária”, alinhada ao artigo terceiro da Constituição. Vinte anos se passaram e os desafios permanecem, mas continuamos com a mesma convicção do início: a Educação Fiscal é o caminho para a construção de um futuro melhor para todos.

A visão do Programa também foi renovada com o propósito de “Levar o programa de educação fiscal para os segmentos empresarial, educacional e organizações da sociedade civil”. A base dessas definições encontra-se nos valores da Transparência, Ética e Integridade, Cidadania, Solidariedade e Conhecimento.

Imbuídos da nova missão, a equipe está focada em aprender com as experiências anteriores e trazer novidades para este novo ciclo. Estão em construção melhorias no ambiente de aprendizagem da nossa plataforma de ensino a distância, que foi fundamental para organizar os cursos e ampliar o alcance tanto em termos geográficos como em quantidade de pessoas. Também está em andamento o curso de extensão em educação fiscal e cidadania com a UFRGS, e está prevista a terceira edição do curso de extensão com a Univates para o segundo semestre.

E mais novidades serão divulgadas em breve! Fique ligado e acompanhe pelo site de Educação Fiscal!

E vamos celebrar o aniversário de hoje!

Em comemoração ao aniversário, estamos lançando hoje o selo comemorativo de 20 anos do PEF/RS e um novo layout para as edições do Boletim Informativo PIT deste ano.

Sobre o selo
O selo foi desenvolvido à mão livre com o objetivo de ter uma escrita com identidade visual humanizada e referência ao ambiente escolar.