Seminário Regional de Educação Fiscal em Fazenda Vilanova debate ações regionais

A Secretaria de Administração e Fazenda, através do Grupo Municipal de Educação Fiscal de Fazenda Vilanova organizou dia 27 de abril o 1º Seminário Regional de Educação Fiscal, no auditório da Escola Edgar da Rosa Cardoso. Com presença de várias autoridades e lideranças, o tema da educação fiscal foi debatido e ações foram planejadas para trabalhar a pauta com mais ênfase nos municípios da região.

Com a presença de representantes de 13 municípios e da comunidade em geral, o evento contou com palestra do auditor fiscal Décio Gardel Goecks Rauber, que explanou sobre a função social do tributo. Após a técnica da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), Tamara Dentee, falou sobre a importância da Educação Fiscal e a Comunicação. A manhã encerrou com a palestra da técnica da SEFAZ, Giane Maria Zago, que falou sobre a cidadania existente na Educação Fiscal e nas práticas pedagógicas.

Para abrilhantar o evento, os alunos Kaio Vetorzzi, Aline Schwahn e Yasmin Santos, juntamente com a Diretora Jeani Stahl, professora Juliéti Giene e Igor Azevedo, da EMEF Edgar da Rosa Cardoso, apresentaram uma peça teatral intitulada, a TURMA APRENDE A FAZER A COMPRA CERTA! O enredo acontece no pátio de uma Escola, onde os alunos juntamente com a professora discutem e concluem sobre a importância de registrar as compras em documentos fiscais.

À tarde, o Grupo Municipal de Educação Fiscal de Fazenda Vilanova apresentou os trabalhos que ocorreram nos últimos dois anos e os projetos futuros. Também contou com a presença e palestra do consultor Silvino Huppes. Também foi realizado o primeiro sorteio do ano da Campanha Nota Premiada de Fazenda Vilanova.

O prefeito Amarildo Luis da Silva, o vice Pedro Dornelles e secretários municipais participaram do encontro. A secretária-adjunta da Administração, Neuza Inez Fell, salientou a importância de trabalhar a educação fiscal nas famílias. “Tudo começa na escola. Este tema precisa ser trabalhado com nossas crianças para que elas aprendam a importância de entender sobre os tributos e como estes são revertidos em melhorias para a comunidade”.

Fonte: Prefeitura municipal