III Seminário de Educação Fiscal de Poço das Antas contou com participantes de 22 municípios

Ocorreu na quarta-feira, dia 24 de maio, no auditório da Prefeitura Municipal de Poço das Antas, o III Seminário de Educação Fiscal do Município. O momento contou com a presença de autoridades, servidores públicos de Poço das Antas e de outros municípios, como também da comunidade em geral, que participaram das cinco palestras durante a parte da manhã e à tarde. Foram 60 pessoas que participaram do seminário, o que significa 22 municípios representados no evento.

O seminário iniciou com solenidade de abertura. No ato, se pronunciou o representante do Programa de Integração Tributária (PIT) de Poço das Antas, Bryan Marques; o secretário da Fazenda do Município, Alfredo Edmundo Klein, e a prefeita Vânia Brackmann.

O painel do dia contou com cinco palestras. A programação iniciou com a apresentação de Ivan Gabriel Brinkmann, que é trainer e criador do Mastery in Leadership Program, com a palestra “Sua trajetória precisa de um líder, desperte-o já!”. Na sequência, o auditor fiscal da Receita Estadual – Sefaz/RS, Décio Gardel Goecks Rauber, falou sobre “A importância da integração tributária na formação do índice de retorno do ICMS e Programa Nota Fiscal Gaúcha”. Ainda na parte da manhã, a técnica tributária da Receita Estadual – Sefaz/RS, Tamara Dentee, trouxe orientações e inspirações sobre “Projetos de Educação Fiscal”.

Após o intervalo, a parte da tarde iniciou com a palestra de Milton Antônio Mattana, que é assessor tributário da Famurs, sobre “O Programa de Integração Tributária como ferramenta de fiscalização no município”. Para findar o painel de palestras, o secretário da Administração, Indústria e Comércio do Município de Poço das Antas, Jair Antônio Schneider, trouxe indagações na palestra “Eu, onde estou?”. O seminário encerrou com um coffe break de integração entre os participantes.

Saiba mais

O III Seminário de Educação Fiscal foi uma ação do Programa de Integração Tributária (PIT) de Poço das Antas, regulamentado no Município em 2017 pela Lei 1.954. A primeira edição do seminário foi em 2018 e a segunda em 2022. Diversas são as atividades realizadas pelos volantes do programa no Município. Além da organização do seminário, a equipe realiza o registro de passagem com verificação das notas fiscais e cargas de veículos em circulação em Poço das Antas, promove conversas nas escolas com atividades diversas, e auxilia nas campanhas de incentivo à arrecadação de receita no Município - a Minha Nota Vale Prêmios e Nota Fiscal Gaúcha.

Entre os objetivos do III Seminário de Educação Fiscal, esteve proporcionar uma experiência de comunicação entre os municípios da região, seus servidores e o público em geral, disseminando a Educação Fiscal enquanto um assunto a ser inserido no cotidiano.

Crédito das fotos e texto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas