Canoas inicia programa de educação fiscal com alunos da rede municipal

Com o objetivo de incentivar e fortalecer a cidadania fiscal junto ao público jovem, a Prefeitura de Canoas iniciou no mês de abril a implementação de um programa de Educação Fiscal nas escolas. A iniciativa, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (SME) e da Fazenda (SMF), busca fazer com que os alunos se tornem multiplicadores das informações e ajudem a levar as ideias para os pais e responsáveis.

O programa atenderá escolas da educação infantil, ensino fundamental e a Educação para Jovens e Adultos (EJA), nos quatro quadrantes da cidade. Os professores participarão de um curso alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na modalidade à distância, ministrado na plataforma da Receita Estadual, com o objetivo de instrumentalizar os docentes sobre a temática.

Neste primeiro dia, as ações foram realizadas nas EMEIs Tia Maria Lucia e Olga Ronchetti e teve contação de história com a professora Maluquinha e a apresentação do jingle oficial do programa. Para os alunos dos anos finais, haverá um concurso de redação sobre o tema e um Festival de Rap; na EJA, os professores trabalharão o assunto de forma interdisciplinar.

De acordo com a assessora pedagógica da SME, Cidia Maria da Silveira, o programa visa conjugar uma série de estratégias, com o intuito de fomentar a cidadania fiscal. “Nossa ideia foi preparar diferentes abordagens, de acordo com a faixa etária. Com as crianças mais novas, a contação de história e a música funcionam melhor. Mesmo que elas não tenham um grande entendimento da cidadania fiscal, vão levar essa questão para os pais e responsáveis”, ponderou.

Sobre o programa
O Programa Estadual de Educação Fiscal – PEF/RS faz parte de um conjunto de iniciativas legais que buscam fortalecer a cidadania fiscal no Rio Grande do Sul e tem como objetivos:
– Prestar informações aos cidadãos quanto à função socioeconômica dos tributos
– Levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública, alocação e controle de gastos públicos
– Incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos
– Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão
– Promover ações integradas de combate à sonegação fiscal

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Carina Jung – PMC