I Seminário Municipal de Educação Fiscal de Campo Novo dá ênfase à prática pedagógica

Aconteceu no dia 28 de março o I Seminário Municipal de Educação Fiscal com ênfase na Prática Pedagógica, promovido pela Administração Municipal de Campo Novo/RS em parceria com a Secretaria da Receita Estadual do Rio Grande do Sul – SEFAZ/RS. Participaram do evento, servidores municipais, professores da rede estadual e municipal, vereadores e demais autoridades.

O palestrante e auditor fiscal da Receita Estadual, João Carlos Loebens, expôs sobre a importância da Educação Fiscal na construção da cidadania. Já o também auditor fiscal da Receita Estadual, Décio Gardel Goecks Rauber, apresentou sobre o Programa de Integração Tributária (PIT) e a solidariedade no Programa NFG. Por fim, a técnica tributária da Receita Estadual, a palestrante Giane Maria Zago, explanou sobre práticas pedagógicas de Educação Fiscal na BNCC.

As temáticas englobaram a Educação Fiscal, que corresponde a um conjunto de ações educativas, que tem como objetivo possibilitar a compreensão da função socioeconômica dos tributos, e como eles são usados em benefício da sociedade. Além disso, esse evento visou ampliar saberes acerca da importância da educação fiscal na construção dos cidadãos, através do constante trabalho com os alunos, mediante práticas pedagógicas. Para atingir os objetivos, exige-se a participação especial dos profissionais da educação na formação e conscientização dos presentes e futuras gerações.

Uma sociedade consciente de seus direitos e deveres é uma sociedade com o poder de decidir seus rumos. Neste sentido, a Educação Fiscal visa conscientizar os cidadãos sobre a importância dos tributos para a  manutenção das atividades do Estado, sem as quais nenhum progresso social seria possível. Dessa forma, a Secretaria Municipal da Fazenda e da Educação, bem como, a Turma Volante Municipal e Grupo de Educação Fiscal estão em constante exercício para a promoção de boas práticas fiscais por intermédio da Educação Fiscal.