Estudantes de Venâncio Aires participam de oficinas sobre educação e cidadania fiscal

O projeto de extensão “Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social”, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem como foco estimular ações nas áreas de educação e cidadania fiscal, possibilitando a compreensão da tributação como instrumento de justiça e inclusão social. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires, em parceria com o projeto, promoveu oficinas para alunos dos 8º e 9º anos da Escola de Ensino Fundamental Benno Breunig.

Conforme a Secretaria de Educação, as atividades acontecem ao longo do ano e fazem parte do currículo do Ensino Fundamental, promovendo a conscientização quanto ao exercício da cidadania, direitos e deveres dos cidadãos. “É um despertar para os direitos e deveres do cidadão. A reivindicação ao acesso aos serviços públicos, como saúde, educação, segurança, dentre outros, deve estar aliada a ações individuais e coletivas de cuidado e preservação, visto que gastos com recomposição de obras depredadas subentendem menor investimento em novas ações que poderiam beneficiar a população”, destaca a professora Terezinha Aparecida Faccio Padilha, integrante do setor pedagógico da Secretaria.

Terezinha afirma que as oficinas também têm o objetivo de esclarecer a importância do compromisso social de fiscalização e de acompanhamento dos investimentos realizados pelas instituições públicas com os recursos arrecadados por meio dos impostos e tributos.

A abordagem dos temas referentes à educação fiscal em espaços escolares é, inclusive, apontada por documentos orientadores como a Base Nacional Comum Curricular, com o indicativo de que ela deve ser incorporada aos currículos e às propostas pedagógicas de forma transversal e integradora por tratar-se de tema contemporâneo que afeta a vida humana em escala local, regional e global.

Por Redação Univates, com informações de AI Prefeitura de Venâncio Aires