Equipe da DRCM faz treinamento em Planejamento Adaptativo e prepara Plano de Educação Fiscal 2023

Nos dias 17 e 18 de janeiro, a equipe da Seção do Programa de Integração Tributária da Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios – PIT/DRCM realizou um treinamento em “Planejamento Adaptativo”, aproveitando a oportunidade também para elaborar o Plano de Educação Fiscal 2023, compromisso firmado com o BID que integra o Subproduto de Educação Fiscal no Profisco. O treinamento foi conduzido pela Auditora Fiscal do Estado do Rio Grande do Norte, Eliane Pinheiro Maciel Prates Prietto Dias, por intermédio do Termo de Cooperação Técnica firmado entre os dois estados para implementar ações de cidadania fiscal.

O Planejamento Adaptativo – PA consiste em uma metodologia flexível e simples para tirar o planejamento do papel e criar autonomia e autorresponsabilidade na gestão de pessoas e projetos. No treinamento foi usada a técnica do LA-BORA!gov, que é o laboratório de gestão inovadora no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Criado em dezembro de 2019 pelos próprios servidores, o laboratório funciona como um espaço de confiança criativa, experimentação, aprendizagem e inovação. Para saber mais sobre o PA, acesse aqui.

Para o Chefe da Seção PIT, Décio Gardel Goecks Rauber, além de ser um momento de conhecimento e capacitação, o treinamento também foi importante para reunir a equipe e promover um momento de alinhamento e integração. “Acreditamos que nenhum projeto é capaz de ser realizado com sucesso sem que as pessoas envolvidas nele estejam integradas e comprometidas. Nós trabalhamos com uma causa que é muito importante, da Educação Fiscal, mas também atendemos diversos outros serviços, e o Planejamento Adaptativo vai nos auxiliar a organizar as demandas e prioridades”, concluiu Décio.

Eliane Maciel, facilitadora do curso e Coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal do RN, desejou votos de sucesso para a equipe no ano de 2023. "O movimento da inovação no setor público segue uma tendência mundial de colocar o cidadão no centro dos debates. Com o uso de metodologias ágeis, fomenta um ambiente aberto à experimentação, sempre em busca da melhoria do serviço prestado, agregando valor público às nossas ações. Foi muito motivante ver como a equipe do PIT/DRCM se abriu à proposta do planejamento adaptativo, desenvolvida pelo La-Bora!, e incorporou ela nas suas rotinas. Acredito na maturidade da equipe e no engajamento dos servidores envolvidos como grande diferencial para construção e atingimento de objetivos e resultados chave”, concluiu.