Programa de educação fiscal será implantado em escolas da rede municipal de Bagé

O Governo Municipal de Bagé, por meio das Secretarias de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir) e de Educação e Formação Profissional (Smed), vai ampliar a atuação em educação fiscal na rede municipal de Bagé. Os alunos do 9º ano de cinco escolas municipais e as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberão as atividades em 2023. O planejamento foi articulado em uma reunião que aconteceu dia 12 de janeiro.

A partir de agora, a Smed, em conjunto com a Sefir, vai trabalhar em um projeto que articule temas como educação fiscal, educação financeira e empreendedorismo. A ação deve envolver todos os professores e funcionários das escolas que receberão as atividades. A equipe da comissão de educação fiscal, que já atua no município na escola Creusa Brito Giorgis, é a responsável pela execução.

A educação fiscal é regulamentada em lei. A efetivação das atividades ainda permite que Bagé pontue no Programa de Integração Tributária (PIT), que contribui para a garantia de repasse de ICMS para o município. Na última vez que o ranking foi divulgado, a Rainha da Fronteira atingiu 94 pontos, a maior marca para municípios de até 100 mil habitantes do estado. Com a adesão de mais escolas ao projeto de educação fiscal, a expectativa é que a pontuação aumente.

A coordenadora da equipe de educação fiscal, Giane Pereira, destaca a atuação conjunta entre as duas secretarias. “Nós temos uma equipe que vai até as escolas, leva os materiais e, agora, queremos ampliar o atendimento que hoje é desenvolvido na escola Creusa Brito Giorgis. A realização deste trabalho é muito importante porque os alunos são multiplicadores, pois levam o conhecimento para as famílias”, explica. Em 2023, a previsão é que as turmas de 9º ano das escolas Prof. Maria de Lourdes Molina, Vereador Carlos Mario, Kalil Abdala Kalil e Dr. Darcy Azambuja, além das turmas de EJA das escolas São Pedro, João Severiano, Professor Miranda, Carlos Mario e Téo Vaz Obino devem receber as ações.

O secretário de Educação, Omar Guilhano, ressalta que a atuação vai ao encontro das metas do Governo Municipal para a área. “Vamos, num primeiro momento, montar um projeto que faça sentido para a educação em Bagé. A expectativa é que seja um trabalho muito bom, que será feito em conjunto entre Smed e Sefir. É um diferencial para essas escolas”, comenta.

Texto: Kauane Müller