1º Seminário de Educação Fiscal de Vale Verde destacou a importância do conhecimento sobre os tributos

Ocorreu no dia 18 de outubro, no refeitório da Comunidade Evangélica, com presença de mais de 250 pessoas, o 1º Seminário de Educação Fiscal do município de Vale Verde. O evento realizado pela Administração Municipal em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Finanças e Secretaria Municipal de Educação, abordou a importância da educação e do conhecimento sobre os tributos e sua função social. A presença da mascote do Programa de Educação Fiscal do município, A Coruja de Olhos Atentos também foi atração entre os presentes. Todos os participantes receberam na chegada um caderno personalizado do Programa Municipal Aprendendo a Ser Cidadão.

Durante a fala das autoridades destacamos a fala do prefeito Carlos Gustavo Schuch, que falou sobre a necessidade cada vez maior de se investir em educação, “além do Programa de Educação Fiscal, que vem nos dando muito orgulho, também fomos o primeiro município do Brasil a colocar a disciplina de cooperativismo no currículo, e com essa interação entre Executivo, Legislativo e as escolas, entendo que estamos no caminho certo para o desenvolvimento dessa área tão importante que é a educação em Vale Verde”, destacou o Prefeito.

A Programação do Seminário iniciou com a apresentação do Projeto “A educação como forma de transformação social”, desenvolvido pela professora Maria Cristina Kaufmann com os alunos do 9º ano da Emef Nero Pereira de Freitas de Vale Verde. Depois, a primeira palestra foi uma explanação de Jorge Luiz Schroter, da Empresa Treina Assessoria, com o título “Incremento de receitas municipais de ICMS” onde foi abordado a formação do índice de retorno de ICMS para os municípios, e como fazer para melhor esse índice. Após o intervalo, novamente a professora Maria Cristina apresentou o projeto “Os pioneiros da Educação Fiscal na EMEF José de Anchieta” desenvolvido com os alunos do 7º ano da referida escola, do município de Passo do Sobrado. E a última palestra da manhã foi de Dão Real Pereira dos Santos, que é vice-presidente do Instituto da Justiça Fiscal e membro do coletivo de Auditores Fiscais pela Democracia, com o tema “Educação Fiscal e Cidadania - Instrumentos para a Justiça Social”. Dão abordou a função social dos tributos, demonstrando para que servem, e onde são aplicados os tributos que pagamos.

O coordenador do GEFIM - Grupo de Educação Fiscal Municipal, Luís Carlos da Silva, destacou a importância do evento, para coroar o trabalho desenvolvido no município desde 2017, “ficamos muito felizes pelo sucesso que foi o Seminário, com a participação de mais de 80 pessoas de 20 municípios, sendo que tivemos participantes de longe como dos municípios de Palmitinho, Camargo, Formigueiro entre outros, e uma grande participação de pessoas do nosso município e de municípios vizinhos como Passo do Sobrado”. O coordenador destacou ainda a participação dos alunos, que foram mais de 160 ao todo, sendo alunos do Ensino Médio da E.E.E.M. Curupaiti, e dos anos finais da E.M.E.F. da Nero Pereira de Freitas, além dos alunos da E.M.E.F José de Anchieta de Passo do Sobrado que também apresentaram o Projeto, “os alunos deram um exemplo de comportamento durante o Seminário, o que demonstra que a Educação ainda é o melhor caminho para um futuro melhor, também não posso deixar de mencionar a dedicação e empenho da Professora Maria Cristina Kaufmann para a realização de seus Projetos de Educação Fiscal em Vale Verde e Passo do Sobrado” concluiu Luís.

O Coordenador destacou ainda a confiança do Prefeito Carlos Gustavo Schuch e do Secretário de Finanças Norton Gabriel Stumm no trabalho do Programa de Educação Fiscal, e agradeceu a todos os participantes, professores, diretores, alunos, servidores, e a todos os colegas que colaboraram para organização e realização do Seminário, “realizamos um trabalho em equipe com dedicação e competência, obrigado a todos os envolvidos”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vale Verde