PMEF de Santa Maria realizou o 8º Seminário Regional e 2º Seminário Nacional de Educação Fiscal

Com mais de 1.600 visualizações no Youtube, a Prefeitura de Santa Maria por meio das Secretarias de Educação e Finanças e do Programa Municipal de Educação Fiscal realizou o 8º Seminário Regional e 2º Seminário Nacional de Educação Fiscal.

O evento aconteceu no dia 19 de maio, com mediação da Coordenadora Adjunta do PMEF, Profª Me. Adriana Aires Pereira. Durante três turnos, as cidades, servidores públicos, instituições de ensino superior, as escolas das redes municipal, estadual e privada do Rio Grande do Sul, assim como seus professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação puderam acompanhar palestras com o tema Gestão democrática dos recursos públicos, na perspectiva da Educação Fiscal de modo transversal e integrador (BNCC, p. 20, 2017).

Os professores das escolas municipais representadas no evento realizaram uma mostra das atividades desenvolvidas a partir de 18 projetos pedagógicos trabalhados em escolas, entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino superior, e comunidade em geral. Através da conscientização dos cidadãos para a função socioeconômica do tributo; instigando os docentes a aplicarem seus conhecimentos, independente da área de atuação a compreender a origem, a administração e a aplicação dos tributos, incentivando o empreendedorismo e a inovação em todas as áreas de atuação.

O seminário contou com a presença das seguintes autoridades: Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; Secretária de Educação, Lúcia Madruga; Delegado da Receita Federal do Brasil, Alexandre Zorzo Righes; Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Dão Real Pereira dos Santos; Responsável pelo Departamento de Cidadania Fiscal da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santa Maria/RS, Paola Cristini Cogo Pochmann; Grupo de Educação Fiscal Estadual Goiás (MG) - GT66, Luiz Zanon; Coordenadora do Projeto Educação Fiscal na Contabilidade, Profª Dra. Cristiane Krüger; Representante Gaúcha no INEP, Salete Albuquerque; Representante da Receita Estadual junto ao Programa de Educação Fiscal de Santa Maria, Juliana Zuquetto de Lima; Delegada da Receita Estadual em Santa Maria, Ivanice Zanini; Auditor Fiscal da Receita Estadual, João Carlos Loebens.

Ao intervalo das palestras, o evento contou com apresentações culturais de Vagner Freitas, pai e membro da comunidade da escola João Franciscatto, do Coral Illumina e do Projeto Atoque.

Texto: Gabriella Verfle Ludovico - Estagiária de Jornalismo/UFSM

Imagem: Gabriela Brandão Azambuja - Estagiária de Administração/UFSM

Coordenação: Profª Me. Adriana Aires Pereira - Coordenadora Adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria/RS