Inscrições abertas para o 8º Seminário Regional e 2° Seminário Nacional de Educação Fiscal: Gestão Democrática dos Recursos Públicos

A Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Finanças através do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), promove o 8º Seminário Regional e o 2º Seminário Nacional de Educação Fiscal: Gestão Democrática dos Recursos Públicos.

O seminário tem como tema: “Gestão democrática dos recursos públicos, na perspectiva da Educação Fiscal de modo transversal e integrador'' (BNCC, p. 20, 2017) e seu objetivo é a promoção da formação continuada com o tema transversal para docentes, discentes, servidores públicos ou de instituições privadas, através do estímulo à reflexão sobre o tema “Gestão Democrática dos Recursos Públicos”

O PMEF tem por objetivo promover a formação continuada com o tema transversal e integrador Educação Fiscal para docentes, discentes, servidores públicos e ou de instituição privada mediante o estímulo à reflexão sobre o tema gestão democrática dos recursos públicos com vista ao pleno exercício da cidadania, a partir de 18 projetos pedagógicos trabalhados em escolas, entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino superior, e comunidade em geral, através da conscientização dos cidadãos para a função socioeconômica do tributo; instigando os docentes a aplicarem seus conhecimentos, independente da área de atuação a compreender a origem, a administração e a aplicação dos tributos, incentivando o empreendedorismo e a inovação em todas as áreas de atuação.

Período de Inscrição:
01/04/2022 a 18/05/2022 através da página da Educação Fiscal, inscreva-se clicando aqui.

O Seminário acontecerá no dia 19/05/2022 e será transmitido através do canal do PMEF no Youtube. A gravação do Seminário ficará disponível no canal do Programa Municipal de Educação Fiscal no Youtube.

Certificação:
Para obter o Certificado de Participação é necessário que o participante esteja presente em pelo menos dois turnos do Seminário.

Comissão Organizadora:
A comissão organizadora do 8° Seminário Regional e 2° Nacional de Educação Fiscal é composta por:
- Adriana Aires Pereira (Coord. Adj. do Programa Municipal de Educação Fiscal – SMEd);
- Cristiane Krüger (Professora de Contabilidade na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
- Gabriela Brandão Azambuja (estagiária de Administração (UFSM) no PMEF);
- Luciane Flores Prestes (Coord. do Programa Municipal de Educação Fiscal – SMF);
- Nathália Velasques (estagiária de Publicidade e Propaganda (UFSM) no PMEF);
- Paola Cristine Cogo Pochmann (Representante da Cidadania Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Santa Maria);
- Tamara Dentee (TTRE no Grupo Estadual de Educação Fiscal);
- Gabriella Verfle Ludovico (estagiária de Jornalismo (UFSM) no PMEF).

Instituições Parceiras:
O 8° Seminário Regional e 2° Nacional de Educação Fiscal recebe o apoio das seguintes instituições:
- Delegacia da Receita Federal da 10ª região em Santa Maria;
- Universidade Federal de Santa Maria;
- Grupo de Trabalho “GT66 – Educação Fiscal” Programa Nacional de Educação Fiscal;
- Delegacia da Receita Estadual da 8ª região em Santa Maria;
- Grupo Estadual de Educação Fiscal;
- 8ª Coordenadoria Regional de Educação;
- Câmara dos Vereadores.

Texto: Gabriella Verfle Ludovico - Estagiária de Jornalismo/UFSM
Imagem: Nathália Velasques - Estagiária de Publicidade e Propaganda/UFSM
Coordenação: Profª Me. Adriana Aires Pereira - Coordenadora Adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria/RS