Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios da Receita Estadual capacita mais de 7,5 mil servidores municipais em 2021

Objetivo era capacitar ao menos três mil profissionais em temas relacionados ao Programa de Integração Tributária ao longo do ano

No ano de 2021 a Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios da Receita Estadual (DRCM) capacitou 7.528 pessoas entre eventos e cursos promovidos na plataforma EAD Receita Estadual, ultrapassando a meta anual em 151%.

Ao todo, foram oferecidos nove cursos em EAD, distribuídos em 27 turmas ao longo do ano, e realizados dois cursos de extensão em parceria com universidades (UFRGS e Univates), totalizando nesta modalidade mais de 3.100 aprovados. Também foram promovidos eventos virtuais, como webinários, seminários e transmissão da aula inaugural dos cursos de extensão, que certificaram mais de 4.300 pessoas.

O curso com maior número de certificados foi do Devolve ICMS, desenvolvido com conteúdo exclusivo sobre o programa. Entre outubro e dezembro, foram realizadas 10 turmas do curso, certificando 798 alunos entre servidores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) e servidores municipais.

O evento que encabeçou a lista de participações foi a “Live NFG: ainda mais benefícios para toda a sociedade”, responsável por 31,7% dos certificados emitidos nesta modalidade. Outros quatro eventos em formato virtual ofereceram a opção tanto de participação online quanto após o encerramento do evento ao vivo, chamada de participação assíncrona, a qual registrou 14% do total das certificações em eventos.

O destaque este ano foi para a estreia de novos cursos, desenvolvidos integralmente pela equipe da DRCM, desde a elaboração do conteúdo até a tutoria das turmas. Os cursos “Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular”, “Setor Primário”, “Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Programas Municipais de Educação Fiscal”, “Devolve ICMS” e “NFG Entidades” tiveram suas turmas pilotos realizadas com sucesso em 2021.

As iniciativas promovidas também ofereceram aos municípios a possibilidade de pontuação no PIT, que incentiva ações de interesse mútuo entre Estado e municípios no crescimento da arrecadação do ICMS, repercutindo nos repasses dos recursos às Prefeituras.

A diretriz de capacitação deste ano teve foco na recuperação econômica dos municípios com valorização da produção local e regional como fator de geração de renda e emprego. De acordo com Décio Gardel Goecks Rauber, Chefe da Seção PIT, os resultados alcançados foram consequência de muito trabalho e dedicação da equipe. “Toda a equipe está de parabéns pelos resultados atingidos, pois apesar das dificuldades impostas pela pandemia conseguimos superar as metas estabelecidas para o ano, inclusive com lançamento de cursos novos. Fechamos 2021 realizados com nosso trabalho, pois afinal esse é o nosso objetivo: atender com excelência os cidadãos e municípios que utilizam nossos serviços”, afirmou Rauber.

Confira abaixo quadros informativos sobre as atividades realizadas.