Objetivo era capacitar ao menos três mil profissionais em temas relacionados ao Programa de Integração Tributária ao longo do ano
No ano de 2021 a Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios da Receita Estadual (DRCM) capacitou 7.528 pessoas entre eventos e cursos promovidos na plataforma EAD Receita Estadual, ultrapassando a meta anual em 151%.
Ao todo, foram oferecidos nove cursos em EAD, distribuídos em 27 turmas ao longo do ano, e realizados dois cursos de extensão em parceria com universidades (UFRGS e Univates), totalizando nesta modalidade mais de 3.100 aprovados. Também foram promovidos eventos virtuais, como webinários, seminários e transmissão da aula inaugural dos cursos de extensão, que certificaram mais de 4.300 pessoas.
O curso com maior número de certificados foi do Devolve ICMS, desenvolvido com conteúdo exclusivo sobre o programa. Entre outubro e dezembro, foram realizadas 10 turmas do curso, certificando 798 alunos entre servidores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) e servidores municipais.
O evento que encabeçou a lista de participações foi a “Live NFG: ainda mais benefícios para toda a sociedade”, responsável por 31,7% dos certificados emitidos nesta modalidade. Outros quatro eventos em formato virtual ofereceram a opção tanto de participação online quanto após o encerramento do evento ao vivo, chamada de participação assíncrona, a qual registrou 14% do total das certificações em eventos.
O destaque este ano foi para a estreia de novos cursos, desenvolvidos integralmente pela equipe da DRCM, desde a elaboração do conteúdo até a tutoria das turmas. Os cursos “Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular”, “Setor Primário”, “Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Programas Municipais de Educação Fiscal”, “Devolve ICMS” e “NFG Entidades” tiveram suas turmas pilotos realizadas com sucesso em 2021.
As iniciativas promovidas também ofereceram aos municípios a possibilidade de pontuação no PIT, que incentiva ações de interesse mútuo entre Estado e municípios no crescimento da arrecadação do ICMS, repercutindo nos repasses dos recursos às Prefeituras.
A diretriz de capacitação deste ano teve foco na recuperação econômica dos municípios com valorização da produção local e regional como fator de geração de renda e emprego. De acordo com Décio Gardel Goecks Rauber, Chefe da Seção PIT, os resultados alcançados foram consequência de muito trabalho e dedicação da equipe. “Toda a equipe está de parabéns pelos resultados atingidos, pois apesar das dificuldades impostas pela pandemia conseguimos superar as metas estabelecidas para o ano, inclusive com lançamento de cursos novos. Fechamos 2021 realizados com nosso trabalho, pois afinal esse é o nosso objetivo: atender com excelência os cidadãos e municípios que utilizam nossos serviços”, afirmou Rauber.
Confira abaixo quadros informativos sobre as atividades realizadas.