Lançamento de e-book marca encerramento da 5ª Semana da Água de Esteio

O lançamento de e-books confeccionados a partir de trabalhos de alunos de 25 escolas da Rede Municipal de Educação sobre a importância da água e de sua preservação e, também, com conteúdos de Educação Fiscal, realizado através de webconferência pelo Google Meet na manhã do dia 8 de outubro marcou o encerramento da 5ª Semana da Água de Esteio.

Durante a transmissão, conduzida pela assessora de Educação Ambiental da SME, Deise Poeta dos Santos, professoras das escolas envolvidas na elaboração dos livros virtuais contaram como foi o processo de criação dos e-books junto aos estudantes. Os conteúdos foram trabalhados em conjunto por alunos e professores disseminadores da Educação Fiscal e da Educação Ambiental. Além da temática da água, os e-books ainda trazem trabalhos sobre tributação, consumo consciente e importância da nota fiscal, entre outros.

No início do projeto, Deise e a assessora de Educação Fiscal Tânia Belmonte realizaram uma série de formações com os educadores, ao longo do mês de agosto e setembro deste ano, que serviram para apresentar algumas plataformas digitais que poderiam ser usadas para a confecção do material, além de passar maiores noções sobre o assunto. O resultado foram 27 e-books (acesse aqui para conferir). O material também será disponibilizado no portal Educa Esteio.

Acompanharam a atividade da manhã, a titular da Secretaria Municipal da Educação, Cláudia Ruschel, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Costella, e da Fazenda, Jéssica Madril, e o coordenador da Unidade de Projetos, Tecnologia e Inovação (IPTI) da SME, João Kupka, responsável pelo setor que organizou a Semana da Água. Iniciada no último dia de setembro, a programação do evento este ano contou com palestras, oficinas, blitz educativas e quiz. Em razão do distanciamento social necessário por causa do coronavírus, as atividades focaram estudantes disseminadores de Educação Ambiental e Fiscal.

A 5ª Semana da Água de Esteio, que teve apoio também da Corsan, Pró-Sinos e secretarias municipais da Fazenda (SMF) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEMA) buscou sensibilizar os estudantes sobre o consumo consciente, a economia e o tratamento deste bem natural.

Fonte: Prefeitura de Esteio