Integrantes do Gefim do município de Palmitinho acompanham apresentação de projeto de educação fiscal

O Secretário Municipal da Fazenda do município de Palmitinho, Cristiano Dalla Valle, juntamente com os integrantes do Grupo de Educação Fiscal Municipal (Gefim), acompanharam a apresentação do projeto de Educação Fiscal desenvolvido na Escola Estadual Olavo Bilac, na Linha Boa Vista.

A visita ocorreu durante a tarde do dia 30 de agosto, ocasião em que a escola apresentou mais uma etapa do projeto que a mesma vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos. A atividade contou com ações direcionadas à Educação Fiscal com o objetivo de conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância do tema.

Conforme o diretor da escola, Carlos Afonso Albarello, “a Nota Fiscal Gaúcha é um recurso que vem agregar, para fazer algo a mais em prol da entidade educacional”. Da mesma forma os professores do educandário, incentivam para que “seja solicitada a inserção do CPF na nota fiscal, conscientizando sobre a importância do tributo, que combate à sonegação de impostos, além de possibilitar que o contribuinte também concorra a prêmios”.

Durante a visita os membros do Gefim presenciaram algumas das ações que estão sendo desenvolvidas de forma prática, como: Educação financeira, Nota Fiscal Gaúcha, Nota Fiscal Palmitinhense, notas, juros, porcentagem, entre outras. Uma das ações é o chamado “Mercadinho da Olavo Bilac”, onde os alunos faziam a simulação de vendas com a nota fiscal, desenvolvendo a aprendizagem prática sobre a educação fiscal.

Conforme o Secretário Municipal da Fazenda, Cristiano Dalla Valle, a Administração Municipal apoia ações como estas, “pois elas fortalecem a cidadania fiscal, fazendo com que o município se mantenha como um dos destaques em desempenho no Programa Nota Fiscal Gaúcha em todo o Estado”, frisa.

O Coordenador do Gefim, o servidor Gilmar da Silva, destacou a evolução do município em termos de cidadania fiscal, sendo Palmitinho uma referência em todo o Estado. – Atividades como estas, que visam incentivar a cidadania fiscal desde a escola, são incentivadas constantemente através do trabalho do Gefim em parceria com as secretarias da Fazenda, da Educação, as escolas e a comunidade, destacou.

Fonte: Prefeitura de Palmitinho.