Treze ações de capacitação promovidas pela DRCM certificaram mais de 3 mil pessoas no primeiro semestre de 2021. Este número era a previsão anual, mas foi possível de ser atingido graças ao número de cursos oferecidos, bem como ao elevado índice de engajamento do público. Outro destaque foi a disponibilização de participação síncrona e assíncrona nos eventos, com uma pequena vantagem ao modelo não simultâneo.
O evento que encabeçou a lista de participações foi o webinário “O papel do consumidor e da cidadania fiscal na promoção do desenvolvimento regional”, responsável por 31% dos certificados emitidos. Em segundo lugar ficou a live Engaja Cidadão, promovida em parceria com o governo do Ceará, com 20%, e, em terceiro lugar, com 14%, ficou a aula inaugural do Curso de Extensão Educação e Cidadania Fiscal, em parceria com a UFRGS. Estes três eventos em formato de live ofereceram a opção tanto de participação online quanto após o encerramento do evento ao vivo, a qual registrou 51% do total das certificações.
No formato de curso online, nestes seis primeiros meses do ano mais de mil alunos foram matriculados e certificados em 10 turmas de cinco diferentes cursos realizados a distância pela plataforma EAD Receita Estadual. Os cursos foram desenvolvidos integralmente pela equipe da Divisão, desde a elaboração do conteúdo até a tutoria das turmas. O destaque foi para o curso Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular, que teve sua turma piloto em março e contou com a participação de membros do Grupo Nacional de Educação Fiscal. O curso é voltado para professores e certificou mais de 450 educadores em 3 turmas até agora.
As iniciativas promovidas também ofereceram aos municípios a possibilidade de pontuação no Programa de Integração Tributária (PIT), que incentiva ações de interesse mútuo entre Estado e municípios no crescimento da arrecadação do ICMS, repercutindo nos repasses dos recursos às Prefeituras. 62% dos municípios gaúchos registraram pelo menos um participante nas atividades, buscando proporcionar ferramentas e habilidades para impactar positivamente os indicadores municipais.
A diretriz de capacitação deste ano tem foco na recuperação econômica dos municípios com valorização da produção local e regional como fator de geração de renda e emprego. De acordo com João Carlos Loebens, chefe da Divisão, este tema tem gerado um excelente debate entre os alunos, enriquecendo a experiência de ensino. “Contamos com uma equipe muito comprometida e engajada que dialogou com cada aluno da plataforma. A avaliação depende de que o aluno interaja e participe dos fóruns, o que permitiu, além da troca experiências, também a solidariedade, pois tivemos muitos relatos e depoimentos de alunos com casos de Covid-19”, afirmou.
Confira abaixo um quadro informativo sobre as atividades realizadas.