Participação assíncrona na aula inaugural do Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania está disponível até 30 de junho e pontua no PIT

Na noite do dia 16 de junho foi transmitida ao vivo a palestra “Enfrentar a desigualdade no Brasil é possível”, com a participação do professor Dr. Pedro Rossi, que abordou o gasto público, desigualdade e direitos, e da professora Gabriela Telles, que falou sobre o tema ideologias desigualitárias e educação. A palestra marcou a abertura da 9ª edição do Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania e está disponível para acesso de todos interessados.

Pontuação no PIT

A Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios está disponibilizando a participação assíncrona na palestra como oportunidade de pontuação na Ação 1.01 - Realizar atividade de sensibilização sobre o Programa de Educação Fiscal do Programa de Integração Tributaria (PIT).

A participação assíncrona fica disponível até o dia 30 de junho. Para participar, confira as instruções abaixo:

1 - A gravação da palestra está disponível para acesso de todos no canal do Youtube do Instituto Justiça Fiscal (IJF). Para assistir o vídeo, basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=Lgh3TdIeHWM

2 – Para receber certificado de participação, após assistir o vídeo, o participante deve preencher um formulário eletrônico sobre os conhecimentos adquiridos com o evento. Será expedido o certificado para aqueles que responderem corretamente no mínimo 60% do formulário. Para preencher o formulário de participação assíncrona, basta clicar no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrQuAI7XcciP1ZrwHWw7-O9RdVLnPtOaubB80BLcllxT6m9A/viewform

A participação de pelo menos três servidores municipais no evento, mediante apresentação dos certificados, será considerada como válida para pontuação na Ação 1.01 - Realizar atividade de sensibilização sobre o Programa de Educação Fiscal (3 Pontos).

Abertura do curso de extensão

A professora Rosa Angela Chieza fez a fala inicial da palestra contextualizando que esta 9ª edição do curso de extensão conta com 600 alunos inscritos de 19 estados brasileiros, sendo o segundo ano que será realizado na modalidade virtual. Chieza afirmou que a realização do curso só é possível graças ao comprometimento e o engajamento dos professores e das entidades parceiras. “Este é um trabalho coletivo das instituições e sonhamos com uma vida longa para esta parceria”, afirmou.

Na sequência, o professor Dão Real Pereira dos Santos destacou que, embora já esteja na sua 9ª edição, o curso mantém a tradição de dialogar com a realidade brasileira, motivo pelo qual cada edição é diferente da outra, por sempre trazer temáticas atualizadas para reflexão e debate em aula.

A palestra de abertura foi proferida pelos professores Dr. Pedro Rossi e Gabriela Telles, e pode ser conferida na íntegra no canal do IJF no Youtube. Durante o evento, Rossi disponibilizou o seu livro “Economia pós-pandemia”, que está disponível para download sem custo no link Economia pós-pandemia – Pedro Rossi.