Escola municipal de Brochier realiza atividades de Educação Fiscal e Cidadania

A escola EMEF Professor Jorge Felipe Allebrandt, da localidade de Batinga Sul, no município de Brochier/RS, elaborou atividades de Educação Fiscal para os alunos do 4º e 5º ano da rede no primeiro semestre de 2021, O projeto foi executado pela professora Cíntia Martins, utilizando diversas atividades do caderno pedagógico “Aprendendo a ser Cidadão”, que é oferecido pelo Grupo de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul.

O tema Educação Fiscal faz parte do currículo dos alunos da rede de ensino municipal de Brochier desde o ano de 2014, e todos os anos os professores planejam atividades que instiguem a consciência dos alunos, da comunidade escolar e das famílias, através de ações voltadas para o tema.

Além disso, no mês de junho, que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos realizaram o plantio de árvores nativas no pátio da Escola, aprendendo a importância da preservação do meio em que vivemos e de quanto é relevante que se cultive e preserve as espécies nativas do nosso Brasil para evitarmos a extinção de algumas árvores e melhorarmos a qualidade do ar que respiramos. Atividades como essa trazem a consciência cidadã aos alunos que são o futuro da cidade de Brochier.

Em 2019 a Receita Estadual produziu os cadernos “Aprendendo a ser Cidadão”, destinado aos alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental e que tem por objetivo viabilizar o trabalho transversal com os temas da Educação Fiscal em sala de aula. Os cadernos pedagógicos estão no site e podem ser encontrados clicando aqui.

Texto: Município de Brochier