Duas escolas do RS conquistam o 2º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Na última quinta-feira (28), foi realizada a solenidade de entrega da oitava edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, em São Paulo/SP. A premiação reconhece desde 2012 as melhores práticas de educação fiscal e estimula projetos que tratam da importância social dos tributos, da qualidade da aplicação dos recursos em benefício da sociedade.

O prêmio é uma iniciativa da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – Febrafite e possui quatro categorias: Escolas (públicas e privadas), Instituições, Imprensa e Tecnologia.

A edição deste ano bateu recorde de participações com 331 trabalhos de todo o país: 216 escolas, 85 instituições, 18 reportagens e 12 projetos de tecnologia. Dentre estes, nove foram os vencedores: três escolas, duas instituições, dois jornalistas e dois projetos de tecnologia.

O Estado do Rio Grande do Sul trouxe para casa o troféu de Estado com mais projetos inscritos e as escolas Pão dos Pobres Santo Antônio e João Franciscatto, ambas de Santa Maria/RS, ficaram em segundo lugar na categoria Escolas, com empate técnico.

“A conquista deste prêmio é o reconhecimento dos esforços dos educadores gaúchos para promover a Educação Fiscal no Rio Grande do Sul. É muito gratificante acompanhar os projetos desenvolvidos pelas escolas e compartilhar esta experiência com todo o Brasil”, afirmou Tânia Santos Coelho de Souza, Técnica Tributária da Receita Estadual, que participou da premiação representando o Grupo Estadual de Educação Fiscal – Gefe/RS.

O Rio Grande do Sul trouxe também o troféu de primeiro lugar entre os GEFEs pelo número de projetos inscritos. Esta vitória está relacionada ao Programa de Integração Tributária -PIT, que prevê no Grupo de Ações de Educação Fiscal a elaboração e execução de projetos pedagógicos sobre o tema. Ao final de cada prestação de contas no PIT, os municípios que apresentaram projetos são instigados a inscrevê-los no Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO

Para reconhecer, valorizar e divulgar ações empreendedoras as quais atuam com as temáticas da função social dos tributos, da qualidade do gasto público e do acompanhamento do retorno dos recursos à sociedade, a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) promove, desde 2012, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal voltado a escolas (públicas e privadas), instituições (universidades, Organizações Não Governamentais, Prefeituras, Secretarias Municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e projetos da área de tecnologia.

Trata-se de um reconhecimento às iniciativas de impacto social e tributário que transformam a realidade brasileira em prol do desenvolvimento econômico, oferecendo soluções para um Brasil que precisa trabalhar a ideia de que o pagamento de tributos é um bem para toda a sociedade.

O prêmio conta com a parceria dos Ministérios da Economia e da Educação, da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRB), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), além do apoio de outras entidades, empresas e órgãos governamentais parceiras e patrocinadoras as quais acreditam no pagamento dos impostos como um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais.

SAIBA MAIS SOBRE OS PROJETOS VENCEDORES DO RS

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PÃO DOS POBRES SANTO ANTÔNIO
Projeto Educação fiscal e cidadania: aprendendo para a vida
Santa Maria (RS)
Promove há 10 anos ações que contribuem para o entendimento sobre a origem e destino dos recursos públicos com alunos dos 7º e 8ª anos. Nos últimos cinco anos, cerca de 2600 estudantes tiveram a oportunidade de participar das atividades promovidas, envolvendo 46 profissionais por ano. Dentre as atividades interdisciplinares de cunho social, econômico, político, cultural e ambiental, destaca-se a pesquisa de dados sobre investimentos públicos, principalmente nas áreas de educação, saúde e meio ambiente. A partir dos dados contabilizados na pesquisa, os estudantes investigaram como a emissão de notas fiscais e o aumento de arrecadação do município pode proporcionar ações melhorias no município.

EMEI JOÃO FRANCISCATTO
Projeto Educação fiscal: vivenciando a cidadania por meio do brincar
Santa Maria (RS)
O projeto existe desde 2012 e envolve, atualmente, 127 crianças, entre três e seis anos, seus familiares, professores e funcionários. Tem por objetivo trabalhar o tema da educação fiscal de forma transversal e integradora durante todo ano letivo de forma lúdica. Um dos resultados do projeto é a iniciativa “resgatando valores para um mundo melhor através do brincar”, no qual as professoras elaboram atividades, conforme a necessidade e características de cada turma, pensando que, desde a educação infantil, precisam ser abordados conceitos como respeito, cidadania, direitos e deveres, necessários para uma boa convivência em grupo. Afinal, tudo que é público tem um custo, que é pago por todos.

Fonte: Febrafite

Créditos Fotos: Wanezza Soares