As melhores práticas de Educação Fiscal foram homenageadas no Seminário de encerramento do ano do Gefe/RS

O Seminário de encerramento do ano do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe/RS), realizado ontem (3) em Porto Alegre, reuniu mais de 160 pessoas, de 71 municípios, que tiveram a oportunidade de conhecer excelentes exemplos de boas práticas de Educação Fiscal.

 

Os participantes foram recebidos com uma apresentação da música latino-americana com a performance de Dão Real Pereira dos Santos, do grupo Unamérica. Na sequência, durante a cerimônia de abertura, o Subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, deu as boas vindas e parabenizou todos os envolvidos pelo trabalho à frente da Educação Fiscal com a missão de mostrar a importância do tributo para a sociedade. “A cidadania fiscal começa no simples ato de pedir a nota fiscal”, salientou Ricardo.

 

A cidadania foi o tema debatido em seguida, com a palestra “Cidadania nas novas realidades sociais e tecnológicas”, proferida por Natália Lamaison Borges, assessora pedagógica da Secretaria Estadual da Educação e especialista em Gestão e Financiamento em Educação e Mídias Digitais e Didáticas. E a experiência do município de Porto Alegre com a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica foi apresentada pela auditora fiscal Sandra Marlusa Severo Quadrado.

 

Após as palestras, iniciou o momento de valorização daqueles que se dedicaram a fazer da cidadania fiscal uma realidade social neste ano de 2019, começando com a premiação das três escolas vencedoras da Gincana Movimenta-RS. As escolas Adelarmo Nunes, de Braga/RS, Rui Ramos, de Pareci Novo/RS, e João Franciscatto, de Santa Maria/RS, receberam os prêmios pela colocação de 3º, 2º e 1º lugar, respectivamente, na Gincana, e expuseram aos presentes os seus projetos vencedores.

 

Os quatro finalistas das etapas classificatórias regionais do Prêmio Nacional de Educação Fiscal de 2019 receberam menção honrosa e apresentaram seus projetos. São eles: Santa Vitória do Palmar, Santa Maria, Esteio e Getúlio Vargas. Destaque para Santa Maria, que se consagrou com o empate técnico de duas escolas municipais no 2º lugar do Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

 

Os parceiros da Educação Fiscal também foram homenageados. O palestrante Dão Real Pereira dos Santos e a representante da Receita Federal do Brasil, Maria Angélica Flores Orth, receberam a menção honrosa em reconhecimento pela parceria nos eventos de Educação Fiscal no Programa de Integração Tributária. O Sindifisco e a Afisvec receberam menção honrosa de reconhecimento da contribuição da instituição à Educação Fiscal. O Sindifisco foi homenageado pelo patrocínio do livro “Educação Fiscal e Cidadania”. A Afisvec patrocinou o material pedagógico “Aprendendo a ser Cidadão”, caderno do aluno e do professor, produzido pela Receita Estadual, que são materiais destinados aos alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental e que tem por objetivo viabilizar o trabalho transversal com os temas da Educação Fiscal em sala de aula.

 

Para encerrar o evento, as professoras de Santa Maria apresentaram a peça teatral “As aventuras de João e Maria no Reino dos Impostos”, uma releitura do conto “João e Maria”.

 

O ano de 2019 foi de muito trabalho e sucesso no campo da Educação Fiscal. Graças ao trabalho realizado, o Estado do Rio Grande do Sul recebeu o troféu de 1º lugar em projetos inscritos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, com 85 projetos. Este troféu é um reconhecimento a todas as escolas que, ao apresentarem seus projetos no Programa de Integração Tributária, foram instigadas a se inscreverem no Prêmio Nacional e aceitaram o desafio. Desafio este que se renova para o próximo ano.