DIVULGADAS AS ESCOLAS VENCEDORAS DA GINCANA MOVIMENTA RS

A Gincana Movimenta RS, organizada pelo Grupo de Educação Fiscal do RS (Gefe/RS) das secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Educação (Seduc), chegou ao seu final com as três escolas campeãs. Conheça as vencedoras:

• 1º lugar - Escola Municipal Ensino Infantil João Franciscatto, de Santa Maria/RS
• 2º lugar - Escola Municipal Ensino Fundamental Rui Ramos, de Pareci Novo/RS
• 3º lugar - Escola Municipal Ensino Fundamental Adelarmo Nunes, de Braga/RS

A competição entre as instituições buscou desenvolver e promover a educação fiscal e a cidadania no Estado. Ao total, participaram 60 escolas estaduais e municipais de 30 municípios gaúchos.

Competição por etapas

Na primeira atividade, cada instituição criou um projeto de educação fiscal em sua comunidade, buscando um resultado financeiro com redução de custos ou incremento de receita. A segunda etapa foram ações de divulgação, para disseminação dos conceitos da educação fiscal e consciência social por meio de fotografias e material audiovisual. A terceira ação buscou o incentivo do cadastro de cidadãos no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). A quarta atividade era a revitalização de bens públicos. E, na quinta e última etapa, os participantes deveriam produzir uma redação com o tema “Educação fiscal e consciência social: a importância do professor na formação da cidadania fiscal”.

As escolas participantes da gincana tiveram até o dia 31 de outubro para desenvolver as cinco atividades. Cada atividade recebeu uma pontuação específica, conforme regulamento, e foram avaliadas pelos grupos municipais de educação fiscal. A escola campeã de cada município passou para a etapa estadual, onde foram analisados os projetos de educação fiscal construídos e foram avaliados nos quesitos adequação ao tema, envolvimento com diferentes públicos, disseminação nas redes sociais, impactos/benefícios na comunidade e inovação ao tratar do tema.

Saiba mais sobre os projetos vencedores.

Projeto: Horta na Escola de Educação Infantil

Com o objetivo de promover o cuidado com a saúde como uma forma de evitar sobrecarga do sistema público de saúde, o projeto trabalhou a horticultura como tema transversal e integrador da Educação Fiscal. A escola organizou um espaço para o cultivo de uma horta, a fim de aproximar os alunos da natureza, propiciar uma relação afetuosa entre ambos e conscientizar as crianças sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. Com a atividade, os alunos desenvolveram noções de investimento, custos e despesas, no momento de comprar verduras, frutas e legumes e de pôr em prática o cultivo da horta. Além disso, foi gerada uma economia para escola de R$178,00, com a diminuição dos gastos na compra desses alimentos. Por fim, os alunos compreenderam a importância de pedir a nota fiscal no ato da compra, pois foi demonstrado a eles que o valor dos impostos recolhidos com o documento fiscal retorna à sociedade em forma de Saúde, Educação e Segurança. Nesse contexto, o “Horta na Escola de Educação Infantil” visou, também, despertar nas crianças a consciência da função socioeconômica do tributo.

2º lugar - Escola Municipal Ensino Fundamental Rui Ramos, de Pareci Novo/RS

Projeto: Educação Fiscal e Cidadania

Com o objetivo de conscientizar e incentivar as crianças a repensarem suas ações, de modo a exercerem sua cidadania, fazendo com que elas cresçam com ações mais sustentáveis e preocupadas com o meio em que vivem. Os alunos participaram de atividades que incluíram a distribuição de folders convidando a comunidade em geral a aderir ao projeto, produção textual de poesias e desenhos sobre os temas abordados, visitaram pontos comerciais em nossa cidade distribuindo folders explicativos para divulgar o programa NFG, construíram maquetes representando os investimentos feitos pelo governo utilizando os recursos do ICMS, confecção de cartazes ilustrando a destinação dos impostos arrecadados, coleta semanal de materiais recicláveis e separação dos mesmos e visita ao local de destinação dos materiais recicláveis. O grupo envolvido no projeto mobilizou a comunidade para a pintura dos bancos e arrumação do jardim de um dos postos de saúde do município, sendo o material usado para a revitalização foi todo doado pela comunidade e os próprios alunos ajudaram no plantio de flores e pintura de bancos.

3º lugar - Escola Municipal Ensino Fundamental Adelarmo Nunes, de Braga/RS

Projeto: Patrulha Mirim - Cidadania na Escola

Com o objetivo de conscientizar a população onde está sendo gasto o dinheiro público, buscou-se evidenciar aos alunos que cidadãos informados se sentem capazes de questionar, e exigir, como e onde, devem ser aplicados os recursos públicos. Foi estimulado o recolhimento espontâneo dos tributos através do acompanhamento pelo grupo da Patrulha Mirim no comércio local, na escola com o professor e alunos. Também foi demonstrado através de cartazes, informativos, gráficos, etc, onde os impostos arrecadados estão sendo gastos e foram realizadas visitas ao comércio do município para evidenciar a importância da emissão da nota fiscal em todas as compras realizadas.