Seminário de São Miguel das Missões reuniu mais de 40 municípios

Na terça-feira, dia 18/06, foi realizado o Seminário Regional de Educação Fiscal na cidade de São Miguel das Missões. O evento recebeu mais de 40 municípios do entorno e contou com a presença de cerca de 300 pessoas. Dentre elas, vale citar professores, funcionários, alunos, servidores municipais e comunidade miguelina. Por toda a tarde foram apresentadas palestras de Educação Fiscal, PIT e Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

A abertura do seminário foi feita por um grupo de alunos da Escola Municipal Eduardo Damião, vencedores do Festival de Teatro sobre Educação Fiscal, que apresentaram a peça teatral “Pracinha do Fisco”, que ressaltou a importância do pagamento de tributos e da participação cidadã no controle social.

Em seguida, o coordenador do GEFE/RS, Randal Guimarães, falou sobre o tema da Educação Fiscal, enfatizando seus três pilares. Representando a Secretaria Estadual da Educação, a professora Iara Almeida, falou sobre a transversalidade da Educação Fiscal definida recentemente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Já o Delegado da Receita Estadual de Santo Ângelo, Joaquim Henrique John de Oliveira, explicou o PIT e a Nota Fiscal Gaúcha. Por fim, a palestra sobre o trabalho das Turmas Volantes Municipais, em parceria com o Estado, foi proferida pelo Auditor-Fiscal da Receita Estadual Tiago Augusto Cardoso.
O evento foi um tremendo sucesso, mobilizando o município e fomentando o protagonismo cidadão em todos os presentes.