Projeto Pescar Banrisul Incentiva jovens ao exercício da cidadania

PROJETO PESCAR BANRISUL INCENTIVA JOVENS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA


Na tarde de 16 de abril de 2019, o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul (GEFE/RS) visitou a turma do PESCAR 2019,Jovens Aprendizes, na unidade Banrisul de Porto Alegre. O coordenador do GEFE, Randal Guimarães, aproveitou a visita e fez uma explanação sobre a importância social dos tributos, a necessidade da participação da população, e a importância de fiscalizar se as obras públicas efetivamente foram realizadas dentro dos prazos, especificações e recursos destinados.


Randal Guimarães reforçou ao grupo de 20 jovens a importância de serem protagonistas de suas ações, ressaltando o dever de cada um na disseminação da consciência social e da construção coletiva para o bem-estar da sociedade.


Após a realização de uma dinâmica de grupo, voltada ao entendimento do orçamento participativo, os alunos, em simulação, escolheram as áreas prioritárias para a aplicação dos recursos, a saber: saneamento, segurança, saúde, educação e pavimentação de ruas. O exercício despertou o interesse de todos em participar das decisões que envolvem a administração do dinheiro público, enfatizando ainda mais a cidadania.


O projeto PESCAR iniciou-se em 1976, no Rio Grande do Sul, com a iniciativa do empresário Geraldo Tollens Linck (1927-1998), dono da Linck S.A. Sua ideia era ocupar o tempo livre que jovens de baixa renda possuíam, ensinando-lhes alguma atividade que os qualificaria e os daria uma nova perspectiva de vida. A primeira turma do projeto iniciou com 15 jovens e até então, já formou mais de 15 mil jovens nas 120 unidades distribuídas em 10 Estados e no Distrito Federal, além de existirem também na Argentina e no Paraguai.


Evelyn Lucena Jornalista
GEFE/RS - Grupo de Educação Fiscal do RS