Mariana Pimentel e GEFE/RS se reúnem para Seminário que acontecerá no segundo semestre de 2019

Nesta quinta-feira (04), a Fiscal Denise Lopes, do município de Mariana Pimentel, se reuniu com o coordenador do Grupo de Educação Fiscal (GEFE/RS), Randal Guimarães, para planejarem o II Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal – 10 anos do programa Mariana Consciente.

O evento ocorrerá no dia 22/11, no Centro Cultural Farol do Saber, e será aberto a professores, alunos, servidores públicos, produtores rurais e toda comunidade da região. O objetivo é promover o protagonismo cidadão, abordando temas como tributos, participação, controle social e cidadania, demonstrando seus reflexos positivos para sociedade.

Não é de hoje que Mariana Pimentel se destaca no cenário estadual quando o assunto é Educação Fiscal. Desde 2009, com o implemento da Lei Municipal n° 590/2009 - que criou o Programa “Mariana Consciente” – o município já encorajava setores produtivos e orientava crianças e adolescentes sobre temas como arrecadação, utilização dos tributos, expedição de documentos fiscais, com vistas a elevar seu índice de participação na arrecadação estadual.

Já em 2011 foi editado o decreto municipal n° 685/2011, que tornou a Educação Fiscal tema transversal, possibilitando sua implantação sistemática e permanente nas escolas do ensino fundamental da rede pública. Naquele ano, Mariana também fez uso do mesmo tema (Educação Fiscal) em seu desfile cívico da Semana da Pátria, cuja organização coube à Secretaria da Fazenda Municipal e ao GEFE-RS.
A data de 22 de novembro de 2019, para a realização do II Seminário, foi cuidadosamente escolhida por representar um marco para o município: os 10 anos do “Mariana Consciente”.

Evelyn Lucena
Jornalista