Educando para uma reflexão cidadã do consumismo

A turma do 4º ano da E.M.E.F. Lenira de Moura Lütz da cidade de Miraguaí –RS trabalhou a questão monetária, onde os alunos vem tomando conhecimento da importância de saber economizar, saber utilizar o dinheiro.

Dentro da expectativa a professora Cleuni Marlete de Almeida, organizou um mine mercado na sala de aula, com o intuito de trabalhar o cálculo matemático por meio das cédulas (simulação do dinheiro) onde os alunos receberam uma quantia x, para gastarem, sendo que os mesmos foram observado para averiguar o que comprariam e se era necessário .

Visando desta forma propor um trabalho reflexivo, referente a importância de estudar, de economizar e despertar o incentivo profissional para quando chegarem na idade adulta estarem cientes da importância da administração financeira.

Foi organizado também uma entrevista, para escolher alguns funcionários para exercer o cargo de caixa, funcionário para organizar as gôndolas, e funcionários para a limpeza em nosso mercadinho. A entrevista foi oral e escolhido pela turma. Sempre reforçando que ao estudarmos estamos nos preparando para uma profissão futura, o qual terão um salário x ao final do mês, ou poderão ainda ser autônomos do seu trabalho, podendo serem chefes, terem funcionários.

Durante a compra foi questionado os alunos que foram comprando “sem limites”, o qual questionamos a importância na realidade de não ser compulsivos de comprar sem necessidade, trazendo para a realidade o quanto somos consumistas que compramos muitas coisas que não são prioridade e também analisado a importância dos centavos que acabam no troco se perdendo, onde é oferecido uma bala e muitas vezes não nos damos conta do dinheiro que é desperdiçado.

Em toda as compras os alunos estavam atentos se iriam receber a nota fiscal, pois é obrigação do comercio emitir o documento fiscal, e também foi reforçado a importância de pôr o CPF, na nota fiscal, pois além de concorrer a prêmios municipais e estaduais ajuda entidades do município. Destacamos que a maioria dos alunos não possui identidade, nem CPF, o que vamos reforçar para que os pais adotem esta prática.
Concluímos que por meio desta atividade, foi conseguido trabalhar o raciocínio lógico por meio das operações matemáticas, a identificação e o valor da moeda, a importância de saber economizar, a importância da nota fiscal e da função social do imposto arrecadado nela, assim como a reflexão na busca de avaliar o mercado de trabalho.