Aula Inaugural do curso DEF 2018 recebe os futuros novos disseminadores da Educação Fiscal do Estado

Na quinta-feira (6), no auditório da FAMURS, foi realizada a aula inaugural do curso DEF (Disseminadores da Educação Fiscal) 2018. O evento trouxe dois palestrantes, além de falas dos coordenadores do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul e contou com a ilustre presença do Secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins.


A coordenadora do curso, Márcia Corrêa Maciel, frisou a importância do DEF para uma sociedade mais participativa e consciente dos gastos efetuados pelo Estado; “Os cidadãos precisam ter consciência, cada vez mais, de onde vem e para onde vai o dinheiro público, como conseguimos controlar esse uso, e ter a noção de que todos somos partes integrantes disso. ”


Randal Guimarães, Coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado, o GEFE/RS e auditor da Receita Estadual, foi o responsável pela abertura do evento. “Nos traz (o curso) um tema de relevante importância. É a formação, transformação e mudança para um novo conceito de cidadão que reconhece sua participação de suma importância na aplicação dos tributos que ele pagou e efetua quase sempre e do controle social através de sites de transparência e dos observatórios sociais “ disse.


Logo após, o público formado por professores da rede estadual e municipal, além de funcionários públicos e público em geral, assistiu a uma apresentação do Coral da Secretaria da Fazenda do Estado.


Dão Real Pereira dos Santos, Auditor da Receita Federal e Diretor do Instituto Justiça Fiscal, palestrou sobre o “Papel do Estado e função social do tributo”, trazendo importantes assuntos como a carga tributária brasileira.
Dando continuidade ao evento, João Carlos Loebens, Auditor Fiscal da Receita Estadual e coordenador da Seção Programa de Integração Tributária, deu uma palestra com o tema “Corrupção Privada X Corrupção Pública” numa abordagem sob o ponto de vista da Educação Fiscal.


Jeanete Scherer, coordenadora do GEFE/RS pela Secretaria da Educação, falou sobre a importância do Curso DEF para os profissionais da educação.


E assim foi dada a largada para a formação de novos disseminadores da Educação Fiscal no Rio Grande do Sul que levarão para suas comunidades e escolas um novo pensamento de cidadania, para que, num futuro próximo, tenhamos uma sociedade melhor, mais participativa e consciente de seus direitos e deveres.