Seminário de Educação Fiscal reúne Municípios de todo o Estado em Brochier

O Grupo de Educação Fisscal do Estado (GEFE) promoveram na última quarta feira, dia 13/06 o I Seminário Regional de Educação Fiscal de Brochier. Nele estiveram presentes representantes de 15 municípios do Estado, além de alunos, professores da rede municipal e estadual de ensino, contadores, vereadores, autoridades do poder executivo municipal e entidades participantes do programa Nota Fiscal Gaúcha. Na parte da manhã o Auditor Fiscal da Receita estadual e Coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Randal Guimarães apresentou temas relacionados à Educação Fiscal, cidadania, a importância dos tributos traduzindo a educação fiscal como consciência social. A apresentação foi totalmente interativa e todos puderam participar com ideias e sugestões, teve também a brilhante ideia de trazer o “PIRATA”, personagem que acompanha o GEFE em eventos de educação fiscal:


https://www.facebook.com/prefeiturabrochier/videos/400107217138660/


Um dos momentos bacanas da manhã foi a música adaptada “Você partiu meu coração” com a participação de todos, confira:


https://www.facebook.com/prefeiturabrochier/videos/400140353802013/


Na parte da tarde o palestrante Fernando Rodrigues dos Santos apresentou o tema Nota Fiscal Gaúcha, a importância da participação de todos no programa, como cadastrar-se, como cadastrar entidades e concorrer a prêmios. Também foi feito o sorteio ao vivo dos prêmios especiais do Nota Fiscal Gaúcha Brochier:
https://www.facebook.com/prefeiturabrochier/videos/400268200455895/


Logo após o Delegado Substituto da Receita Estadual de Novo Hamburgo Eduardo Kleber Golfeto Ferreira fez a apresentação do Programa de Integração Tributária, parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul e os Municípios. Explanou sobre como acontece o rateio dos recursos de ICMS e como o PIT é fonte preciosa de recursos para os municípios.


O Seminário foi uma meta alcançada de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014. Além das apresentações e de tudo que foi abordado durante o evento, o que fica de mais importante é a integração entre Municípios, Estado e a Sociedade na ideia de transformação do país num lugar melhor.