Escola Estadual de Porto Alegre inicia curso para disseminar a Educação Fiscal

No dia 07 de Junho, em manhã ensolarada e fria em Porto Alegre, demos um importante passo para a inserção da Educação Fiscal nas Escolas Estaduais da nossa capital. A Escola Estadual Otavio Rocha, do bairro Partenon, iniciou o projeto “Curso de Educação Fiscal e Cidadania”, para uma turma do 4º ano do ensino fundamental.

O Grupo de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul – GEFE/RS, representado pelo coordenador Randal Guimarães e pela vice coordenadora Jeanete Scherer, esteve presente, prestigiando o evento da aula inaugural. As turmas do 1º ao 5º ano do turno da manhã tiveram a oportunidade de aprender o quanto o bom caráter forma o verdadeiro cidadão e o quanto é importante pensar coletivamente e respeitar o próximo.O Diretor da Escola, José Jesus .... abraçou a ideia logo que a professora Alamara Unters, disseminadora da Educação Fiscal, formada na turma 2017/02, lhe apresentou o projeto.

A primeira turma a fazer o curso, entre os meses de junho e julho, será a classe 41, do 4º ano. As aulas serão ministradas semanalmente e abordarão a relação harmônica entre estado e sociedade, focando a importância socioeconômica do tributo, a participação e o controle social, pilares da cidadania. Durante o curso, ministrado de maneira transversal como a lei determina, espera-se trabalhar atividades nas quais os alunos, desde pequenos, terão a oportunidade de aprender as boas práticas cidadãs.
Ademais, o curso de Educação Fiscal tem, como objetivo, a preparação do aluno para ser protagonista de suas ações, ensinando-o como participar na definição das prioridades de investimentos de sua comunidade e como fiscalizar a aplicação do montante que paga a título de tributo.
O GEFE/RS apoia e parabeniza o Diretor José Jesus, a Professora Alamara e toda a comunidade da Escola Otávio Rocha pela belíssima iniciativa em relação a este assunto de suma importância que, certamente, renderá frutos no futuro.

Comunicação GEFE/RS