PROJETO PESCAR EM CONSTANTE CIDADANIA

A equipe executiva do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE/RS) fez uma visita no Projeto Pescar, na Unidade Banrisul, nesta quarta-feira (9). Os alunos foram convidados para participarem do projeto deste ano, Escola Cidadã Porto-Alegrense.


O projeto da gincana baseia-se em tarefas sobre cidadania e educação fiscal, com objetivo principal de explorar o conhecimento dos alunos, mostrando que tudo que é público também é nosso, sobre se colocar no lugar do próximo, gerando assim, empatia. O projeto busca proporcionar divertimento e consciência para as escolas, formando bons cidadãos no futuro.


O auditor-fiscal e coordenador do GEFE, Randal Guimarães, disseminou os conceitos de educação fiscal para os alunos, assim como o programa Nota Fiscal Gaúcha, que será uma das etapas da gincana na qual os alunos terão que incentivar o cadastro de CPF de familiares e amigos. Além desta, as outras atividades da gincana serão: revitalização de bens públicos, do lixo ao luxo, redação e atividades de divulgação. William Flores, membro da equipe do GEFE e gerente do projeto Escola Cidadã Porto-Alegrense, informou como cada etapa da gincana funcionará, engajando os alunos para participarem ativamente da competição.


A aluna Yasmin Moraes, de 16 anos, diz que o projeto é muito importante, pois lá os jovens são estimulados à mudanças, visando qualificar-se para o mercado de trabalho. Sobre a gincana Escola Cidadã Porto-Alegrense, afirma que achou interessantes as tarefas, principalmente a de revitalização de bens públicos. Quando questionado sobre o Projeto Pescar, o aluno Andrei Dias, de 16 anos, afirma que isso lhe tirou das ruas e está dando muitas oportunidades para seu futuro.


O Projeto Pescar teve início no ano de 1976, quando Geraldo Linck presenciou um menino assaltando um idoso. O empresário não julgou a atitude, mas resolveu pensar em uma forma para mudar a situação do garoto e auxiliar outros jovens. Os alunos que participam começam a ver nos problemas uma solução, com foco em ajudar a sua comunidade e família.


Anna Dalbem
Jornalista