ESCOLA CIDADÃ PORTO-ALEGRENSE: UM PROJETO MOTIVACIONAL

Foi dada a largada para o projeto do Grupo de Educação Fiscal do Estado, Escola Cidadã Porto-Alegrense. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Secretaria da Fazenda, nesta terça-feira (8).


Estavam presentes os alunos representantes das turmas do Ensino Fundamental e Médio do Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama e Colégio Estadual Piratini, assim como os diretores das respectivas escolas. Jeanete Scherer, da Secretaria de Educação e a representante da 1ª CRE, Fátima Andrade, também se fizeram participantes do evento.


O principal objetivo da gincana é trabalhar a cidadania, explorando conhecimentos de que o que é público também é nosso e ressaltando o quanto é importante se colocar sempre no lugar do outro, gerando empatia. Será uma oportunidade que irá proporcionar divertimento e consciência para as escolas, formando bons cidadãos no futuro.


O auditor-fiscal e coordenador do GEFE/RS, Randal Guimarães, realizou a abertura do evento explicando o que é Educação Fiscal e como funciona o Programa da Nota Fiscal Gaúcha, que será uma das tarefas da gincana, na qual os alunos terão que incentivar o cadastro de CPF de familiares e amigos. Além desta, as outras atividades da gincana serão: revitalização de bens públicos, do lixo ao luxo, redação e atividades de divulgação.


William Flores, membro da equipe do GEFE/RS e gerente do projeto Escola Cidadã Porto-Alegrense, explicou como cada etapa da gincana funcionará, engajando os alunos para participarem ativamente da competição.
A equipe executiva do GEFE/RS presenteou os alunos com materiais sobre Educação Fiscal, colocando em ênfase o tema deste ano, “ Participa Cidadão! “. Os diretores das escolas e a representante da 1ª CRE também foram presenteados com camisetas do Grupo de Educação Fiscal.


O professor e diretor do Colégio Estadual Piratini, Maurício Girardi, comentou sobre a importância do projeto, enfatizando que é relevante os jovens terem consciência de que os valores arrecadados, através de tributos, são destinados para a conservação e melhoria de bens públicos. “Pegar essa classe dos estudantes é fundamental para criar uma consciência desde cedo sobre a importância e a destinação dos impostos pagos ”, comenta.


Aline, de 17 anos, diz que a consciência social não é um tema muito abordado hoje em dia, mas que na sua escola (Colégio Piratini) já foi abordado: “eu achei bem interessante e estou adorando participar do projeto“, afirma com um sorriso no rosto.


Já Klaus, de 16 anos, diz que gosta de participar de eventos com questões sociais: “na minha última escola participei do conselho escolar, é muito bom dar uma funcionalidade para algo e ver quando uma escola está se empenhando”.


No encerramento da abertura do projeto foi transmitido um vídeo sobre a Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, do município de Canela, sendo esta considerada a melhor escola pública do país, servindo de motivação para os alunos participantes da gincana.