Disseminação de Educação Fiscal em Esteio

O Grupo de Educação Fiscal (GEF) de Esteio é bastante atuante de modo que propicia aos educadores atividades em que protagonizem junto com seus alunos a verdadeira ação para a disseminação do PMEF. Enquanto grupo os integrantes sabem da importância desta parceria com as escolas a fim de que se dissemine, de fato, a consciência cidadã, a vontade de fazer para acontecer e, essencialmente, o desejo do melhor para o próximo.

O GEF é composto por: Coordenadora Cláudia Corrêa da Costa – Secretaria Municipal de Fazenda, Assessora Alessandra Moraes - Secretaria Municipal de Fazenda, Assessora Hellene Oliveira Guimarães - Secretaria Municipal da Educação e a Assessora Roberta Vieira - Secretaria Municipal da Educação
No ano de 2017, com a nova Gestão, o PMEF foi retomado e o GEF, através da Secretária da Fazenda Alice Grecchi e da Diretora Roberta Patuzzi, iniciado com a Coordenadora Cláudia em que junto pode pensar inúmeras ações as quais fizessem significado para este retorno. Desta forma a comunidade esteiense e as escolas foram convidadas para participar das atividades tendo resultados significativos, inclusive com o reconhecimento dado ao Prefeito Leonardo Pascoal, com o Prêmio Gestor 2017.

Em 2018 participaram, ativamente, duas escolas municipais infantis, uma escola particular infantil e sete centros municipais de ensino fundamental. Ainda neste ano a Educação Fiscal, com a nova Base Municipal Curricular Comum, passou a ser tema transversal em que os 18 Centros Municipais têm atividades através de 24 professoras disseminadores; duas escolas infantis com duas professoras disseminadoras e uma escola infantil particular com quatro professoras disseminadoras.

Formações são oferecidas aos professores uma vez por mês, organizadas pela Coordenadora do GEF. Todos professores são muito envolvidos e têm apresentado a cada dia uma evolução frente aos temas trabalhados em sala de aula, sendo muito parceiros e profissionais, encarando, de fato, sua responsabilidade nesta necessidade da mudança e postura cidadã.