1º Seminário Regional de Educação Fiscal desperta a importância da cidadania em Estação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, em parceria com o Grupo GEFIM e Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento, promoveu junto ao Grupo de Educação Fiscal Estadual – GEFE/RS o 1º Seminário Regional de Educação Fiscal.

O seminário aconteceu nesta quarta-feira (16), no Auditório do Sicredi em Estação, reunindo cerca de 160 profissionais entre autoridades, professores, secretários da Fazenda e Educação e das áreas envolvidas em Educação Fiscal, ICMS e PIT, envolvendo 24 municípios da região, para uma reflexão acerca do financiamento do setor público, apresentando diversas ferramentas de incrementos das receitas do Estado, de planejamento e orçamentos públicos, além da fiscalização e o controle social, englobando uma perspectiva de mudança cultural.

A abertura contou com a participação da vice-prefeita Sra. Maria Helena Tonin, o Auditor Fiscal e Coordenador do GEFE/RS Sr. Randal Guimarâes, Representante da Secretaria de Educação do Estado Sra. Zélia Guglielmi de Souza, Auditor Fiscal da Receita Estadual e Chefe da Seção de Promoção e Educação Tributária Sr. João Carlos Loebens, Representante da 15ª CRE Sr. Ilário Bellé Júnior, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo Sra. Denise Bordin Spadari, Secretária Municipal da Fazenda e Planejamento Sra. Marisete Serafini, Presidente do Sicredi Sr. Euzébio Rodiguero, Presidente do Conselho Municipal de Educação e Coordenadora do Projeto Municipal de Educação Fiscal profa. Caroline Tonin Cadorin e demais autoridades como vereadores, presidente do CDL, Diretores de Escolas.

A vice-prefeita Sra. Maria Helena Tonin deu abertura ao evento e salientou a importância do programa de formação do cidadão desde cedo nas escolas através da Educação Fiscal. A coordenadora do projeto, professora Caroline, enfatizou que é muito importante as crianças aprenderem a ser cidadãos e saberem participar da construção da cidade, do Estado e do país. Também fizeram uso da palavra o Auditor Fiscal Sr. João Carlos Loebens e o Presidente do Sicredi Sr. Euzébio Rodighero.

O foco do seminário, conforme o coordenador da GEFE Randal Guimarães, é a cidadania. “Debatemos sobre a importância de se formar o cidadão, em função disso a parceria com a secretaria de Educação que está preparando as pessoas para o futuro”, afirmou. Segundo ele, falar em Educação Fiscal com toda essa turbulência que o país está vivendo é uma grande oportunidade. “Talvez seja o momento de fazermos uma parada. Fechar um ciclo e começarmos um outro de formação de cidadania”, refletiu.
Um emocionante e reflexivo vídeo, editado pelo projeto municipal, foi apresentado, na qual retratou as sementes que estão sendo lançadas para que a cidadania se torne prioridade na vida das pessoas no município de Estação. Ocorreram, também, apresentações culturais das escolas municipais e do CRAS, com o objetivo de mostrar as boas práticas em Educação Fiscal.

Os painelistas explicaram detalhes sobre cidadania fiscal, desde a importância da educação fiscal até como a responsabilidade fiscal, reverte em mais recursos em benefícios de todos, novos investimentos nos municípios gaúchos. Na questão fiscal permeou os principais debates, tais como: qualidade de serviços públicos, função socioeconômica, justiça social, relevância do controle social e gastos públicos. Em resumo, é algo que diz respeito a cada cidadão, impacta diretamente na vida de cada um, em diversos aspectos. Assumir uma atitude fiscalizadora contra a corrupção, a sonegação fiscal, o desperdício e o descaso com os bens públicos.
Ao longo da programação e das apresentações desenvolvidas, os painelistas abordaram alternativas que podem ser adotadas para atender as necessidades das comunidades, e como a arrecadação de impostos e a aplicação destes em melhorias podem ser benéficas para a população. Os princípios de transparência e de controle social também foram ressaltados, evidenciando a importância dos cidadãos acompanharem como o governo vem aplicando os recursos públicos.