Grupo de Educação Fiscal do Estado participa de evento em São Valério do Sul

Na última sexta (16) de março, o município de São Valério do Sul juntamente com a comunidade escolar, recebeu o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul - GEFE/RS, composto pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual e coordenador do GEFE - Randal Guimarães, representante da Secretária de Educação Estadual Jeanete Scherer, Técnico tributário da Receita Estadual Adelar Vendruscolo, Responsável pelo Programa Nota Fiscal Gaúcha.


O encontro foi realizado junto ao Parque Municipal de Eventos, com o objetivo de conscientizar e instruir o cidadão a respeito da importância socioeconômica do tributo e da função da educação como ferramenta para estimular a Cidadania Fiscal. O programa integração Tributária (PIT) e a Nota Fiscal Gaúcha (NFG) também foram temas abordados na fala. O grupo explanou para professores e alunos, sobre a importância dos recursos fiscais, como ajudar a combater a sonegação, importância de solicitar a Nota Fiscal em consequência disso os benefícios que reverterão ao município. O senhor Adelar Vendruscolo esclareceu dúvidas sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha, explicou como participar, ressaltou a importância do programa, o porquê de pedir Nota fiscal com CPF e quais os benefícios para a comunidade. A sra. Jeanete Scherer explicou sobre a Nova Base Curricular, na qual foi entregue ao Conselho nacional de Educação onde estabelece que todo estudante já na Educação Básica deve saber sobre educação para o consumo, educação financeira, preservação do meio ambiente e do patrimônio público, vida familiar entre outros, esses temas deverão ser trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas.


A nova base passará por um processo de avaliação pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) depois dessa fase, terá um prazo de dois anos para ser implantado. Já o sr. Randal Guimarães, Coordenador do GEFE/RS, falou que a Educação Fiscal na Escola visa incentivar a participação dos alunos em temas como o Ingresso das receitas e a despesa pública, o acompanhamento dos gastos públicos ações locais e do estado, enfatizou que cada individuo possui um papel fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.