Grupo de Educação Fiscal presente na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

 Durante a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, o Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE) marcou presença, apoiando a ideia de como a leitura nos torna cidadãos responsáveis. 

O coordenador do GEFE, Randal Guimarães, conversou com o público presente, formado por diversas crianças e seus respectivos pais. O objetivo é incentivar a participação de todos cidadãos, mostrar a importância da cidadania para estudantes e a sociedade em geral. Durante a feira, foram distribuídos materiais sobre cidadania por professoras do ensino público da capital. 

Iara Almeida, professora de Filosofia do ensino médio e participante do GEFE, explica que o projeto “Crianças e Jovens do Rio Grande do Sul Escrevendo Histórias” tem como objetivo estimular a criatividade, abrangendo todos os níveis de educação. Em sua 25ª edição, professores trabalham com seus alunos na produção de textos, poemas e desenhos. 

Sobre cidadania, a professora diz que, para os adultos, o objetivo é ensinar para a criança seus direitos, deveres, valores e limites. “Ser cidadão é participar ativamente da vida em sociedade, com respeito, tolerância e responsabilidade”, afirma Iara. 

O Programa Estadual de Educação Fiscal – PEF/RS pretende levar informações objetivas para a sociedade, propondo ao cidadão participar na aplicação e controle dos recursos públicos, advindos dos tributos que paga, visando a transparência de todas as ações do governo. 

 

       A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece entre os dias 1º a 19 de novembro de 2017 na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre.