Ensine a Pescar

  Nesta quarta-feira (29), o Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE) visitou a Unidade Projeto Pescar Banrisul, realizando atividades com criação de letra de rap, que descrevesse o projeto junto do tema cidadania.

     O Projeto Pescar iniciou em 1976, quando Geraldo Linck presenciou um menino assaltando um idoso. O empresário não julgou a atitude, mas resolveu pensar em uma forma para mudar a situação do garoto e auxiliar outros jovens. Quem participa do Projeto Pescar começa a ver nos problemas uma solução, deseja ajudar a sua comunidade e família.

Claudia Cristina Fernandes, educadora social do projeto, afirma que “toda pessoa tem algo bom, só precisa ser descoberto”. Às vezes só precisamos de uma oportunidade, é isso que esses jovens recebem. “Nós só enxergamos dias nublados, mas eu creio que mesmo atrás de um dia nublado, existe um sol escondido”, declara Claudia. Assim que Crislei, de 17 anos, começou a observar o lado bom, mesmo em dias ruins. A jovem mora na Restinga, considerado um lugar de risco, e viu várias amigas irem para o mundo do crime. Hoje, observa que está estudando e buscando se aperfeiçoar, ao invés de estar fazendo alguma coisa errada. Sobre o Pescar, afirma que o projeto lhe tirou de um caminho errado. 

Fernando Zingano, diretor-presidente da Cabergs, é voluntário e paraninfo da turma deste ano. “É muito gratificante, eu trabalho desde a primeira turma. Passamos de 10 anos de Projeto Pescar, já formamos mais de 200 jovens” afirma, dizendo que os resultados do projeto são visíveis. 

      O jovem Brendon, de 18 anos, reconhece que o Projeto Pescar lhe ajudou a crescer e ser uma pessoa melhor. Já Mayara, de 17 anos, confessa que além disso o projeto auxiliou a lidar com a timidez e percebe que agora está se desenvolvendo mais socialmente. Todos os jovens do Pescar comentam sobre as amizades cultivadas lá dentro, admitem que no começo eram envergonhados e nem conversavam entre si, mas no decorrer do tempo foram se conhecendo e o convívio só melhorou. 

     O lema do Projeto Pescar se encaixa perfeitamente no caso desses inúmeros jovens que passaram e passarão por lá: “não dê o peixe, ensine a pescar”.