1º Seminário de Educação Fiscal em Marau

Aliado dos municípios na implementação das ações de Educação Fiscal, o CESURG sediou na última terça-feira (27) o 1º Seminário de Educação Fiscal de Marau. Realizado em parceria entre o Centro de Ensino Superior Riograndense, a Prefeitura de Marau e o GEFE/RS (Grupo de Educação Fiscal Estadual do RS), apoiados pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (ACIM) e entidades, o seminário foi acompanhado por representantes de 25 municípios da região. O evento também contou com a participação de lideranças locais e regionais.

As atividades foram conduzidas pelo coordenador do GEFE/RS, Randal Guimarães, pelo técnico tributário da Receita Estadual, Adelar Vendruscolo, e pela coordenadora estadual do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, Janir Terezinha Abelim. Através de dinâmicas interativas com o público participante, os painelistas explicaram detalhes sobre a Cidadania Fiscal, desde a importância da Educação Fiscal até como essa responsabilidade fiscal reverte em mais recursos para novos investimentos nos municípios gaúchos.

As diversas abordagens em torno da Cidadania Fiscal permitiram o compartilhamento de conhecimentos sobre ações que podem ser desenvolvidas pelos municípios. Apresentações culturais, como a peça teatral educativa dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Aneto Bogni, de Santo Antônio do Palma, e a apresentação musical da banda formada pelos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maria, sensibilizaram o público quanto à importância da participação dos cidadãos nas ações fiscais. O professor Rudimar Barea também desenvolveu dinâmicas de mobilização junto ao público participante.

Para o diretor-administrativo do CESURG, Leandro Paludo, o evento superou as expectativas e colocou a região no cenário estadual das ações de Cidadania Fiscal. “A grande quantidade de municípios mobilizados e o envolvimento do público nos surpreendeu positivamente. Hoje demos um grande passo para o avanço das ações em Educação Fiscal, iniciativas estas que revertem em muitos benefícios para a população”, comentou Paludo. O diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, enfatizou o comprometimento da instituição com o desenvolvimento dos municípios e do Estado. “O CESURG é uma instituição de ensino atuante na comunidade e comprometida com o desenvolvimento socioeconômico e cultural. A Educação é um agente transformador e estamos muito engajados nesse auxílio aos municípios nas ações de Educação Fiscal”, pontuou o diretor-presidente do CESURG, professor Rafael Rossetto.

Temas abordados

Ao longo da programação e das dinâmicas desenvolvidas, os painelistas abordaram alternativas que podem ser adotadas para atender as necessidades das comunidades, e como a arrecadação de impostos e a aplicação destes em melhorias podem ser benéficas para a população. Os princípios de transparência e de controle social também foram ressaltados, evidenciando a importância de os cidadãos acompanharem como o Governo vem aplicando os recursos públicos. Ações vinculadas a Cidadania Fiscal, como o Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), também foram debatidos pelos painelistas, esclarecendo dúvidas do público desde o cadastro das entidades até os descontos que podem ser obtidos no IPVA e outros benefícios provenientes da mobilização em torno das ações de Cidadania Fiscal incentivadas pelo Estado.​