Prefeitura lança programa para estimular comércio em Esteio

Em um evento no Vida Bella Shopping, foi lançado oficialmente, na manhã desta sexta-feira (12), o Compra Premiada, programa da Prefeitura de Esteio, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acise) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que vai sortear prêmios em dinheiro para quem comprar no comércio esteiense. O sorteio de R$ 1 mil, R$ 600 e R$ 400 será mensal e, para concorrer, o comprador só precisa se cadastrar no programa Nota Fiscal Gaúcha (www.nfg.sefaz.rs.gov.br) e pedir para colocar o CPF na nota das compras que realizar.

“O Compra Premiada é mais uma inciativa no sentido de retomarmos um caminho de desenvolvimento e de progresso para nossa cidade. Atravessamos a pior recessão de nossa história e cabe a nós reconstruirmos nosso país. Na Administração Municipal, optamos não pelo caminho do choro, da lamentação e de dizer que nada se pode fazer em razão da crise econômica, mas, sim, pelo caminho da promoção do desenvolvimento sustentável, pela retomada do crescimento. Por isso, desde o início da gestão, imprimimos um ritmo diferente de trabalho e estamos, neste ano de 2017, lançando uma série de iniciativas que darão, em curto, médio e longo prazo, um retorno bastante positivo para a nossa cidade, como é esse programa”, destacou o prefeito Leonardo Pascoal.

O chefe do Executivo aproveitou a presença de empresários para citar outras iniciativas da Prefeitura para o crescimento da cidade, como a conclusão da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento, o projeto de lei que está sendo finalizado que tem por objetivo atrair novos investimentos para Esteio e ampliação dos empreendimentos já existentes, um programa de refinanciamento de dívidas tributárias que está sendo gestado, a atualização do código tributário municipal para racionalizar a legislação tributária e o Programa Habite Legal, que tem por foco a regularização das edificação no Município. “Temos um série de propostas que estamos trabalhando fortemente junto às nossas secretarias municipais para que sejam concluídas e lançadas ao longo de 2017. Nossa grande missão neste primeiro ano de mandato é, sim, o desenvolvimento de nosso Município, para que Esteio possa vivenciar um período de grande crescimento econômico, aumento do PIB e do número de empregos, para que possamos efetivamente, viver em uma cidade com mais qualidade de vida e em franco desenvolvimento”, discursou.

Em sua fala, a secretária municipal da Fazenda, Alice Grecchi, lembrou que o Compra Premiada busca o crescimento de toda a sociedade. “Este é um programa com vários eixos. Um dos grandes eixos é que o nosso consumidor adquira em Em Esteio para fortalecer o comércio de nossa cidade. O comércio de Esteio fortalecido traz também o desenvolvimento social”, afirmou.

Também elogiaram o programa e destacaram a importância do Compra Premiada para o incentivo ao consumo em Esteio a vereadora Fernanda Fernandes, e opresidentes da Acise e CDL Esteio, Longuinho Musykante e Celso Antonio Dalmás.

Já está valendo prêmios
Desde a última sexta-feira (5), as compras no comércio esteiense podem render prêmios mensais de até R$ 1 mil para três compradores. O Município aderiu ao Nota Fiscal Gaúcha, programa da Receita Estadual que incentiva que consumidores solicitem aos estabelecimentos comerciais a emissão de documento fiscal (nota fiscal).

Além de concorrer aos prêmios da etapa estadual – que podem chegar a R$ 1 milhão - quem comprar em Esteio vai participar do Compra Premiada, um sorteio mensal com premiações de R$ 1 mil, R$ 600 e R$ 400. Para participar, basta se cadastrar no programa estadual, pelo site www.nfg.sefaz.rs.gov.br. Depois, é só responder “sim” quando o atendente do estabelecimento comercial perguntar se deseja CPF na nota e exigir que o comerciante emita o documento fiscal. Cada compra, independentemente do valor, gera um bilhete eletrônico para disputar os sorteios mensais e/ou especiais.

O cadastrado pode, também, indicar entidades em três áreas específicas (Saúde, Educação e Assistência Social), além de uma quarta, de livre escolha, para receber parte dos valores arrecadados com o programa. Quanto mais uma entidade for indicada, mais ela recebe.

Outro benefício do Nota Fiscal Gaúcha é o desconto dado no IPVA do proprietário de veículo cadastrado. O abatimento vai de 1% a 5% e varia conforme o número de compras com documentos fiscais emitidos (veja abaixo).

Mais de 1,4 milhões de gaúchos cadastrados
Até o início de abril, mais de 1,4 milhão de gaúchos haviam se cadastrado no programa. Nos anos de 2015 e 2016, um total de 2,2 mil entidades estavam cadastradas e receberam quase R$ 18,5 milhões em repasses. O programa finalizou 2016 ultrapassando o valor de R$ 3,2 milhões distribuídos em sorteios mensais. Desde janeiro deste ano, os sorteios mensais totalizam R$ 865 mil a cada rodada: um prêmio máximo de R$ 300 mil, três de R$ 5 mil, 300 de R$ 1 mil e 500 premiados com a quantia de R$ 500. A extração mais recente, referente a março, contou com mais de 12 milhões de bilhetes na disputa, um recorde do programa.